Ginecologia/Mulher -
Esta página já teve 132.442.400 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.709 acessos diários
home | entre em contato
 

Ginecologia/Mulher

Adesão de mulheres mastectomizadas ao início precoce de um programa de reabilitação.

21/12/2007

Acta Paulista de Enfermagem

 

Resumo

GUTIERREZ, Maria Gaby Rivero de, BRAVO, Michelle Manzoli, CHANES, Daniella Cristina et al.Acta paul. enferm., jul./set. 2007, vol.20, no.3, p.249-254. ISSN 0103-2100.

OBJETIVOS: Verificar a adesão de mulheres mastectomizadas ao início precoce de um programa de reabilitação da amplitude de movimento do ombro homolateral à cirurgia e identificar as dificuldades na realização dos exercícios e das atividades de vida diária. MÉTODOS: Estudo prospectivo desenvolvido no Ambulatório de Oncomastologia do Hospital São Paulo/Universidade Federal de São Paulo, no período de 2003 a 2004. A amostra constitui-se de 28 mulheres mastectomizadas que aceitaram participar do programa de reabilitação, desde a alta hospitalar até o primeiro retorno ambulatorial. RESULTADOS: Aderiram ao programa 64,2% das pacientes e 82,1% referiram dificuldade para execução dos exercícios, principalmente devido à dor. A maioria realizou as atividades de vida diária sem dificuldades. CONCLUSÃO: Faz-se necessário um melhor controle da dor pós-operatória e reforço das orientações para incrementar a adesão das pacientes ao programa de reabilitação.

Palavras-chave : Cooperação do paciente; Neoplasias mamárias; Mastectomia; Enfermagem em reabilitação; Enfermagem oncológica.

        · resumo em inglês | espanhol     · texto em português     · pdf em português

 
 
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos