Oftalmologia/Olhos -
Esta página já teve 132.519.377 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.701 acessos diários
home | entre em contato
 

Oftalmologia/Olhos

Pesquisa de células malignas circulantes em pacientes com melanoma maligno de coróide.

01/01/2008

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

 

Resumo

FERNANDES, Bruno F., ANTECKA, Emilia, PASSOS, Gilberto dos et al Arq. Bras. Oftalmol., jul./ago. 2007, vol.70, no.4, p.593-598. ISSN 0004-2749.

OBJETIVO: Avaliar a possibilidade de identificação de células malignas circulantes nas amostras de sangue periférico de pacientes brasileiros com melanoma maligno de coróide enviadas para análise no exterior. MÉTODOS: Os marcadores melan-A e tirosinase foram usados para detectar a presença de células malignas circulantes, pela transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase e análise seqüencial de DNA (RT-nested-PCR), em seis pacientes com melanoma maligno de coróide, diagnosticados no Brasil. RESULTADOS: Cinco pacientes deste grupo (83,33%) foram considerados positivos. A reação de RT-nested-PCR foi positiva para melan-A em quatro (66,7%) e positiva para tirosinase em quatro (66,7%) dos seis pacientes testados. Três (50%) pacientes foram positivos para os dois marcadores. Um (16,7%) paciente foi negativo para ambos marcadores. CONCLUSÃO: A pesquisa de células malignas circulantes usando RT-nested-PCR, foi positiva na maioria dos pacientes estudados. A qualidade das amostras de sangue periférico dos pacientes brasileiros foi mantida no material preservado mesmo após ter sido enviado ao exterior.

Palavras-chave : Melanoma; Neoplasias da coróide; Monofenol mono-oxigenase; Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa; Análise de seqüência de DNA; Células neoplásicas circulantes.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português

 

 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0004-27492007000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos