Ginecologia/Mulher - Dores no joelho em mulheres
Esta página já teve 132.445.130 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.705 acessos diários
home | entre em contato
 

Ginecologia/Mulher

Dores no joelho em mulheres

04/01/2008

 

Condromalácea é a causa mais comum

 

Várias são as causas de dores nos joelhos sem origem traumática. As mais comuns são a artrose, as tendinites e a condromalácea. Esta última, pouco conhecida, é uma patologia do joelho com índice de incidência maior entre as mulheres do que nos homens. Conhecida como cartilagem mole pode acometer mulheres desde a adolescência até a meia idade, que com a falta de informação, muitas vezes não é detectada e tratada a tempo.

             A principal característica clínica da condromalácea é a dor anterior do joelho, principalmente nos movimentos de flexo-extensão, como subir escadas e levantar da cadeira. Algumas pacientes também se queixam de dor ao esticar o joelho e de ouvir barulho no mesmo quando se movimentam.

             A condromalácea nada mais é que o processo inflamatório da cartilagem da patela com conseqüente amolecimento e fragmentação. Normalmente é causada por instabilidade e mau alinhamento da articulação femuro-patelar, o que ocasiona atrito entre a rótula e o fêmur, e o agravamento pode levar à artrose.

            O tratamento é simples, baseado no uso de antiinflamatórios via oral, fisioterapia e, posteriormente, exercícios de fortalecimento da musculatura da coxa, que oferece bons resultados como a melhora da dor e a total reabilitação do paciente. Não há necessidade do processo cirúrgico mas, em casos avançados, só resta esta indicação.

            O Dr. Marcello Ganem Serrão está à disposição para dar mais detalhes sobre o assunto.

 

 Breve perfil do Dr. Marcello Ganem Serrão Diretor do Centro Ortopédico Orto-Plus (Taquara, RJ), Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e da Brasileira de Cirurgia do Joelho, Membro do Comitê de Joelho da SBOT – RJ, o médico atua há dez anos em cirurgias do joelho. Especialista em medicina do esporte.

O ortopedista Marcello Serrão atende no centro do Rio de Janeiro e em Jacarepaguá.


 

 Centro:
* Rua da Assembléia, 10 / 25º andar / 2511
 
Orto-Plus:
 * Rua Atituba, 272 – Taquara- Jacarepaguá

 

carvalho.gab@gmail.com

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos