Ortopedia/Fisioterapia/Coluna/T.O. -
Esta página já teve 132.574.274 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.697 acessos diários
home | entre em contato
 

Ortopedia/Fisioterapia/Coluna/T.O.

Síndrome unha-patela: Evolução da instabilidade da patela.

07/01/2008

Acta Ortopédica Brasileira

 

Resumo

RAMADAN, Lucas Busnardo, PECORA, José Ricardo, REZENDE, Márcia Uchoa de et al Acta ortop. bras., 2007, vol.15, no.4, p.231-233. ISSN 1413-7852.

A síndrome da unha-patela é uma doença de caráter autossômico dominante, com algumas características clássicas dermatológicas, músculoesqueléticas e, eventualmente, renais, oculares e gastrointestinais. Tem como principal sintoma ortopédico dor patelofemoral associada com instabilidade da patela desde a primeira infância. A melhor maneira de obter bons resultados nestes casos é um tratamento precoce da instabilidade do joelho. Tratada tardiamente, pode levar a uma artrose precoce, com limitação funcional da articulação do joelho. O presente caso mostra uma paciente que, tem se apresentado com essa síndrome, foi submetida a tratamento cirúrgico tardio e evoluiu com degeneração articular e limitação funcional do joelho. O objetivo deste trabalho é atentar para as características fenotípicas sindrômicas da doença e relacioná-las com as queixas ortopédicas comuns no consultório (tais como dor e instabilidade do joelho e, possivelmente, do cotovelo) e, finalmente, poder tratar esses sintomas precocemente, garantindo uma evolução favorável para a paciente.

Palavras-chave : Síndrome da unha-patela; Patela; Instabilidade articular [terapia]; Instabilidade Articular [cirurgia].

        · resumo em inglês     · texto em português | inglês     · pdf em português | inglês

 

 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-78522007000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos