Ginecologia/Mulher -
Esta página já teve 132.442.716 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.709 acessos diários
home | entre em contato
 

Ginecologia/Mulher

A presença do Helicobacter pylori em mulheres na pós-menopausa não constitui fator de risco para a diminuição da densidade mineral óssea.

14/01/2008

Arquivos de Gastroenterologia

 

Resumo

KAKEHASI, Adriana M., MENDES, Cláudia M. C., COELHO, Luiz G. V. et al Arq. Gastroenterol., jul./set. 2007, vol.44, no.3, p.266-270. ISSN 0004-2803.

RACIONAL: A osteoporose afeta aproximadamente 30% das mulheres na pós-menopausa. Gastrectomia, anemia perniciosa e mais recentemente, a infecção pelo H. pylori, têm sido implicados na patogênese da osteoporose. A diminuição da massa de células parietais constitui aspecto comum a estas condições. OBJETIVOS: Estudar possível relação entre gastrite crônica, densidade de células parietais da mucosa oxíntica e a densidade mineral óssea em mulheres na pós-menopausa. MÉTODOS: Cinqüenta mulheres na pós-menopausa (média de idade 61.7 ± 7 anos) foram submetidas a endoscopia digestiva alta e a densitometria óssea pela absorciometria com raio-X de dupla energia. A atrofia glandular foi avaliada, histologicamente e pela determinação da densidade das células parietais na mucosa do corpo gástrico. A infecção pelo H. pylori foi avaliada através da histologia, teste da urease e teste respiratório com C13. RESULTADOS: Trinta e dois pacientes (64%) apresentaram gastrite crônica e 20 (40%) deles apresentaram sinais de atrofia de mucosa gástrica através da análise histopatológica rotineira. Osteoporose da coluna lombar foi encontrada em 18 (36%) pacientes. A densidade de células parietais em pacientes com e sem osteoporose foi 948 ± 188 e 804 ± 2003 células/mm2, respectivamente. Dez pacientes (55%) com osteoporose e 24% (75%) pacientes sem osteoporose estavam infectados pelo H. pylori. CONCLUSÃO:Mulheres na pós-menopausa com osteoporose apresentaram mucosa gástrica e população de células parietais mais conservadas em relação àquelas sem osteoporose. A infecção pelo H.pylori não foi estatisticamente diferente entre mulheres com e sem osteoporose, indicando que a infecção por esta bactéria, com ou sem atrofia da mucosa gástrica, não se constitui em fator de risco para osteoporose em mulheres na pós-menopausa.

Palavras-chave : Pós-menopausa; Osteoporose pós-menopausa; Gastrite; Infecções por Helicobacter.

        · resumo em inglês     · texto em inglês     · pdf em inglês

 

 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0004-28032007000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

 

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos