-
Esta página já teve 133.139.347 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.660 acessos diários
home | entre em contato
 

Clínica médica/Intensiva/Enfermagem

Problemas na comunicação: uma possível causa de erros de medicação.

15/01/2008

Acta Paulista de Enfermagem

 

Resumo

SILVA, Ana Elisa Bauer de Camargo, CASSIANI, Silvia Helena de Bertoli, MIASSO, Adriana Inocenti et al Acta paul. enferm., jul./set. 2007, vol.20, no.3, p.272-276. ISSN 0103-2100.

OBJETIVO: Este estudo descritivo identificou e analisou pontos frágeis da comunicação durante a realização da prescrição, dispensação e administração de medicamentos na unidade de clínica médica e farmácia de um hospital universitário. MÉTODOS: Os dados foram coletados através de observações diretas durante 21 dias; revisões de 294 prescrições de medicamentos e 40 entrevistas com profissionais. RESULTADOS: A análise identificou prescrições incompletas, com abreviaturas, e realizadas sob interrupções e distrações. Na dispensação, as requisições apresentaram falhas no preenchimento dos formulários; na administração de medicamentos os problemas referiam-se ao uso de etiquetas transcritas para o preparo da medicação e falta de comunicação entre profissionais de enfermagem e paciente. CONCLUSÃO: Os meios de comunicação utilizados devem ser revistos, a fim de que se crie um sistema de medicação seguro para o paciente.

Palavras-chave : Erros de medicação; Sistemas de medicação no hospital; Comunicação; Enfermagem; Hospitalização; Controle de risco.

        · resumo em inglês | espanhol     · texto em português     · pdf em português

 
 
 
 
 
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos