-
Esta página já teve 133.089.109 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.664 acessos diários
home | entre em contato
 

Primeiros socorros/Emergência

Mais sobre Intoxicações/Envenenamento

16/01/2008

 

A penetração do veneno no organismo pode dar-se por três vias:

Inalação de gases tóxicos: neste caso a vitima deve ser levada imediatamente a um pronto-socorro. Deve-se ter cuidado especial ao trabalhar com agrotóxicos, já que a inalação se dá facilmente, não causando muitas vezes efeitos imediatos, mas acumula-se no organismo aumentando o risco para varias doenças, como por exemplo o câncer.

Ingestão pela boca:caso a vitima encontre-se inconsciente, deve-se leva-la imediatamente a um pronto-socorro. Caso a vitima encontre-se consciente (acordada): induzi-la a beber 2 a 3 copos de água a fim de diluir o veneno. Se não houver suspeita de ingestão de substância corrosiva ou irritante, provocar o vômito. Somente induzir o vômito se a ingestão ocorreu a menos de 4 horas. NUNCA INDUZA O VÔMITO EM CASOS DE INGESTÃO DE CORROSIVOS COMO SODA CAUSTICA OU DERIVADOS DO PETRÓLEO, OU DE VITIMA SONOLENTA OU INCONSCIENTE.  Leve sempre a vitima a um pronto-socorro, não esqueça de levar também a embalagem da substância ingerida.

Absorção pela pele:muitos venenos podem ser absorvidos pela pele, por isso a necessidade de equipamentos de segurança quando trabalhar com agrotóxicos. Caso o veneno entre em contato com a pele, lavá-la com água corrente a fim de retirá-lo, em seguida ir a um pronto-socorro.

Injetados: principalmente através de animais peçonhentos. (ver acidentes com animais peçonhentos).

 

Fonte:

 

http://www.unioeste.br/projetos/unisol/projeto/c_medicina/c_emerg_problemas.htm#14

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos