-
Esta página já teve 134.683.721 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.667 acessos diários
home | entre em contato
 

Câncer/Oncologia/Tumor

Previna o câncer de mama

07/02/2008

 

O tumor de mama quando descoberto no inicio significa cura definitiva em 90% dos casos. Existem três formas de detectar um câncer inicial de mama: o auto-exame, o exame médico periódico e a mamografia após os 35 anos. O auto-exame é quando a própria mulher toca sua mama para tentar achar alterações que possam indicar alterações que possam indicar o câncer. O auto exame deve ser realizado uma vez por mês após a menstruação. Em mulheres que não menstruam mais, o exame deve ser realizado no primeiro dia de cada mês.

                

                

Durante o exame a mulher deve procurar: caroços duros que não causam dor; saliência ou afundamento da pele; inchaço na mama; modificação na posição do bico ou ferida ao redor; perda de sangue ou liquido pelo bico da mama.

Quando a mulher encontrar qualquer alteração, deve buscar ajuda médica imediata e não se alarmar, nem todas as alterações da mama significam câncer.


 

Auto exame das mamas:  

Olhar os seios no espelho: com os seios para baixo, procure algum inchaço, afundamento da pele ou alteração do bico do peito. Levante os braços e olhe novamente.

Apertar o bico do peito: apertar suavemente o bico do peito para observar se sai algum liquido.

Apalpar a mama: deite de costas, com a mão direita atrás da cabeça. Com a mão esquerda, apalpe suavemente o seio direito, fazendo círculos de fora para dentro para sentir a presença de algum caroço. Aperte debaixo do braço para ver se tem alguma íngua. Troque o braço e repita a apalpação na mama esquerda.  

 

 

Fonte:

 

http://www.unioeste.br/projetos/unisol/projeto/c_medicina/c_emerg_problemas.htm#8

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos