gastronomia - Chocolate com Azeite de Oliva Espanhol
Esta página já teve 132.524.079 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.702 acessos diários
home | entre em contato
 

gastronomia

Chocolate com Azeite de Oliva Espanhol

12/02/2008

 

Não é a toa que o nome científico do cacaueiro – Theobromo cacao – significa “alimento de Deus”. O chocolate talvez seja o alimento mais desejado por qualquer faixa etária e em qualquer lugar do mundo. Desde o momento no qual os espanhóis o descobriram na América e o levaram para a Europa, o chocolate combinou-se, incessantemente, com vários outros alimentos.

Começando pela pimenta, como os índios americanos o consumiam por volta do século XV, chegando ao açúcar, ao leite e a baunilha como são, hoje, as suas formas mais consagradas de consumo. O chocolate que encanta a todos exige atenção e muito cuidado ao ser usado como ingrediente nas preparações culinárias.

O seu sabor pode ser facilmente alterado se um outro alimento for adicionado de maneira inadequada. Basta, por exemplo, uma quantidade errada de água e a receita desanda por completo. Calor ou frio são outros inimigos do chocolate, que aliás exige que uma temperatura muito próxima de 28o C para dar bons resultados. Os ingredientes ideais para se mesclar com o chocolate são aqueles que quando adicionados formam imediatamente uma pasta homogênea e o azeite de oliva cumpre perfeitamente este papel resultando em receitas maravilhosas e surpreendentes.

O chocolate branco, ao leite e o meio amargo ficam mais brilhantes, mais fáceis de serem trabalhados e com uma consistência mais agradável. Isso sem falar do sabor que no caso da combinação de azeite de oliva e chocolate é inigualável. A proporção indicada é de 1 colher (sopa) para 200 g de chocolate, que deve ser adicionada depois que ele foi derretido e esfriado, nos processos que envolvem o choque térmico.

Caso ele seja somente derretido em banho-maria, o melhor é regar o chocolate com azeite de oliva antes de levá-lo ao fogo. Já as trufas, o brownie, o cheesecake, o mousse, a colomba e as massas de bolos elaboradas com azeite de oliva ficam muito mais macias e saborosas. Todas essas receitas foram testadas na cozinha experimental da Casa do Azeite Espanhol para tornar o chocolate – o alimento do deuses –, além de saboroso, muito mais saudável. Vale a pena experimentar.

 

Fonte:

 

http://www.azeite.com.br/article.php?recid=3591

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos