Ortopedia/Fisioterapia/Coluna/T.O. -
Esta página já teve 134.658.004 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.667 acessos diários
home | entre em contato
 

Ortopedia/Fisioterapia/Coluna/T.O.

Obesidade, a principal vilã para articulações

03/03/2008



A obesidade diferente do que muitas pessoas pensam é uma doença que pode surgir devido a diferentes fatores, como genética, sedentarismo,alimentação inadequada por excesso ou transtornos alimentares. A pessoa que sofre desse mal, muitas vezes é discriminada o que a leva a adquirir novas enfermidades, como a depressão. Além disso, um dos maiores problemas enfrentados está relacionado com as articulações, pois o excesso de peso faz com que o obeso sobrecarregue o corpo. Os joelhos, o quadril, os tornozelos e a coluna lombar são as regiões que são mais afetadas pela sobrecarga de peso.

Segundo o ortopedista Dr. Marcello Serrão, o paciente deve procurar acompanhamento médico e começar realizando uma dieta balanceada específica para cada caso em conjunto com atividades físicas sem muito impacto sobre as articulações. - A principal recomendação é diminuir a carga nos exercícios, ou seja, colocar menos peso sobre as articulações e evitar exercícios traumáticos, como a corrida. Ao mesmo tempo devem ser feitos exercícios de musculação para fortalecer a musculatura.

 Os exercícios na água, como a hidroginástica, são ótimas opções, pois melhoram a capacidade aeróbica, a resistência física e cardiorespiratória, além de proporcionar bem-estar e de quebra ainda queimam 400 calorias aproximadamente – recomenda Serrão. Segundo o especialista, a obesidade vem se tornando cada vez mais freqüente nos consultórios e mais da metade dos pacientes é formado por crianças e jovens. Nesses casos, o acompanhamento deve ser diferenciado, pois o corpo em formação faz com que apreçam mais problemas do que ocorrem nos adultos, que já tem seus membros formados. A principal deformidade que acontece durante a fase de crescimento é o desvio de eixos dos joelhos, que apresenta duas formas: em varo, em que os joelhos possuem curvatura para fora, e valgo, que causam curvatura para dentro. O desvio de eixo dos joelhos também acomete adultos em casos de artrose, doença articular degenerativa.

Dr. Marcello Ganem Serrão – Diretor do Centro Ortopédico Orto-Plus
(Taquara, RJ),Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e da
Brasileira de Cirurgia do Joelho, Membro do Comitê de Joelho da SBOT –
RJ, o médico atua há dez anos em cirurgias do joelho.

contato: carvalho.gab@gmail.com

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos