- Mais sobre o etanol
Esta página já teve 132.449.430 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

Biotecnologia/Tecnologia/Ciências

Mais sobre o etanol

18/03/2008
O Brasil é o pioneiro na utilização em larga escala do etanol e reconhecido por suas respostas às crises de escassez de combustíveis fósseis.

Em 1975, visando à autonomia energética, o Brasil desenvolveu o Programa Nacional do Álcool (Proálcool), permitindo, em um primeiro momento, a mistura do etanol à gasolina consumida no país e, anos mais tarde, o uso total do etanol como combustível. E, de fato, em 1979 surgiu o carro a álcool brasileiro, dando origem a um parque produtor com grande capacidade.

A mistura do etanol anidro à gasolina, hoje utilizado na proporção de 25%, contribui significativamente na redução de poluentes, como o ozônio nos centros urbanos.

Mais recentemente, no início dessa década, os motores flex fuel vieram revolucionar a liberdade de escolha do consumidor brasileiro, permitindo a ele optar pelo combustível mais conveniente para o abastecimento.

São produzidos no País o álcool etílico ou etanol combustível de dois tipos: hidratado e anidro. O hidratado (com 4% de água) é utilizado para mover veículos a álcool e “flex fuel”. O anidro, absoluto, sem água serve de oxigenante da gasolina em diversos países, como alternativa a aditivos altamente poluentes como chumbo tetraetila e o MTBE – metil-tércio-butil-éter, originário do petróleo.

Algumas vantagens do uso do etanol para o meio ambiente:

  • Substitui aditivos com metais pesados(como o chumbo e o manganês) e MTBE
  • Não contém enxofre (menores emissões de óxidos de enxofre e sulfatos)
  • Não inibe uso de conversores catalíticos
  • Tem estrutura molecular simples e emissão desprezível de partículas
  • Reduz emissão de monóxido de carbono e hidrocarbonetos
  • Produz hidrocarbonetos com menor toxidez e reatividade fotoquímica
  • Produção do Etanol
    A partir do melaço residual do processo de fabricação do açúcar, produz-se o álcool anidro e o álcool hidratado, combustíveis renováveis e não poluentes que são vendidos para as distribuidoras de combustível do Brasil.

    A Guarani tem decisiva e comprovada contribuição para a redução de dióxido de carbono lançado na atmosfera terrestre. Esse é um dos mais importantes gases causadores do aquecimento do planeta, gerado essencialmente na queima de compostos orgânicos e especialmente, em larga escala, pelo uso de combustíveis derivados de petróleo ou gás natural.

     

    Fonte:

     

    http://www.acucarguarani.com.br/br/institucional/tudosobreetanol.aspx

     

     


    IMPORTANTE

    •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
    • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
    Publicado por: Dra. Shirley de Campos
    versão para impressão

    Desenvolvido por: Idelco Ltda.
    © Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos