Geriatria/Gerontologia/Idoso -
Esta página já teve 133.160.148 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.659 acessos diários
home | entre em contato
 

Geriatria/Gerontologia/Idoso

Eficácia de enxagüatório bucal e gel oral com proteínas antimicrobiais em idosos com boca seca

22/03/2008
Pesquisadores espanhóis avaliam eficácia de enxagüatório bucal e gel oral com proteínas antimicrobiais em idosos com boca seca


De acordo com artigo que aguarda publicação na Gerodontology, as proteínas presentes nos produtos eram lactoperoxidase, lactoferrina e lisozima.

Para avaliar a eficácia clínica de um enxagüatório bucal e de um gel oral contendo proteínas antimicrobiais - lactoperoxidase, lactoferrina e lisozima - em indivíduos idosos com boca seca, Montoya e colegas de Granada Univerity, na Espanha, desenvolveram um estudo com 20 indivíduos. O artigo com detalhes da pesquisa ainda será publicado na Gerodontology.

De acordo com a publicação, os idosos incluídos no estudo tinham certo nível de independência para atividades de rotina diária, sendo 16 mulheres e quatro homens. A média de idade dos participantes foi de 81,3 anos. Durante o estudo randomizado, duplo cego e transversal, os autores analisaram variáveis que compreenderam sensações dos idosos. Para avaliar a severidade do desconforto, eles usaram medidas de escala analógica visual (VAS), o Oral Health Impact Profile (PHIP), a presença de signos e sintomas de boca seca, sialometria e cultura de Candida albicans. Vale destacar que as variáveis foram verificadas antes e depois de cada um dos dois períodos do estudo.

Os resultados mostraram "melhora nos dados analisados entre o primeiro e o segundo período de intervenção em termos de valores de OHIP, presença de boca seca, e necessidade de beber líquidos para a deglutição", afirmam os pesquisadores. Porém, eles observaram que a mudança de algumas variáveis, antes e depois do tratamento, não foi positiva em todos os casos e houve participantes que melhoraram mesmo com o uso de placebo.

Desta forma, os autores entendem que "o enxagüatório bucal e o gel oral avaliados melhoraram alguns sujeitos e aspectos clínicos em indivíduos idosos com boca seca, apesar do efeito do placebo não poder ser destacado integralmente".

Agência Notisa

http://www.odontologia.com.br/noticias.asp?id=1375&idesp=5&ler=s

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos