Dicas de quase tudo da Dra. Shirley / dica - Dica de como lavar roupas
Esta página já teve 115.687.353 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.710 acessos diários
home | entre em contato
 

Dicas de quase tudo da Dra. Shirley / dica

Dica de como lavar roupas

18/04/2008

 

varal

Essa é uma tarefa doméstica que costuma causar algumas dores-de-cabeça aos iniciantes. Basta alguma noção da técnica correta para evitar manchas e perdas de peças de roupas.

Equipamento necessário:
1 tanque
1 máquina de lavar - opcional, mas proporciona mais agilidade e comodidade a tarefa.
sabão em pó - até hoje não percebi diferença entre marcas, todos são a mesma coisa, fora o preço.
sabão em barra - do azul, de coco ou glicerina, tanto faz.
alvejante a base de cloro - conhecido como Cândida, Clorofina, Q-boa, entre outros, dependendo da região do país.
varal ou secadora - melhor o primeiro, porque mais barato e simples de usar.
vinagre branco - do mais barato, para lavar roupas, não para a salada.
amaciante para roupas - opcional, deixa principalmente as toalhas de banho mais macias. Na falta, use vinagre no último enxague.

Comece juntando todas as roupas que precisam ser lavadas. Separe-as por cores. Brancas, pretas e as cores mais comuns no seu guarda-roupas. Aqui em casa costumamos ter: pretas, brancas, cinzas, azuis, vermelhas e juntar as verdes, marrons, beges e caquis na mesma categoria. Jeans entram com as azuis, desde que você não tenha nada azul que solte muita tinta.

Para testar se uma roupa solta muita tinta, molhe uma parte dela e aplique o sabão em barra. Esfregue um pouco e enxague. Se na água do enxague for claramente visível a cor da roupa, ela solta muita tinta, senão pode lavar sem medo.

Tendo separado as roupas faça uma avaliação rápida: o que você vai precisar primeiro, o que tem quantidade suficiente para encher uma máquina - se você estiver usando. O processo depende da cor das roupas escolhidas: as brancas e pretas tem tratamento diferenciado.

Roupas brancas:
Devem ficar de molho por ao menos uma hora.
Na máquina: coloque todas as roupas dentro dela, adicione o sabão e deixe encher. Ao começar a bater, desligue a máquina e volte a ligar depois de transcorrida uma hora, ao menos. Pode-se deixar a roupa de molho por até uma noite, mas não mais que isso.

Deixe a máquina fazer seu serviço, depende do modelo e as instruções devem estar no manual. Quando do último enxague, adicione o amaciante. Ao terminar a lavagem, estenda as roupas no varal.

No tanque:
Encha o tanque com água, misture o sabão em pó e coloque as roupas de molho, uma por uma, mexendo um pouco a cada peça, para misturar bem com o sabão. Deixe lá por uma hora ou mais. Esfregue as roupas, uma de cada vez e vá retornando as para a mesma água do molho. Esvazie o tanque e enxague as roupas em água corrente, uma a uma. Nessa hora é bom ter um balde com o amaciante dissolvido em água. Cada peça enxaguada vai direto para o balde e depois é só torcer - o quanto você conseguir ou tiver paciência - e estender. Em locais com um bom varal - que não seja dentro de casa e que esteja exposto ao vento, já estendi roupas pingando, não tem problema. Pequenos varais de apartamento fazem mais sujeira se você não torcer bem as roupas.

Roupas pretas:
As roupas pretas não devem ficar de molho, como regra, a exceção é o nível de sujeira. Quanto menos roupas pretas forem expostas ao sabão e menos sol elas tomarem, mais vão durar. A abordagem extrema seria lavar todas suas roupas pretas a mão, mas eu não sou uma pessoa radical.

Em roupas pretas não uso amaciante, porque causa manchas esbranquiçadas. Outra causa para manchas esbranquiçadas em roupa preta é excesso de sabão. Caso surjam manchas, antes de lavar novamente experimente uma escova de roupas. Muitas vezes trata-se apenas de resíduos da lavagem, e uma boa escovada deixa a roupa pronta para usar novamente.

Roupas coloridas:
As roupas coloridas devem ser lavadas agrupadas em suas devidas categorias. Por exemplo: não misturar azuis e vermelhas. Quando uma peça de roupa em particular não se encaixar em nenhuma das categorias que você tem, pense onde ela fará menos estrago, teste para saber quanta tinta ela solta e escolha: ou você lava separado, a mão, ou mistura na categoria mais próxima.

Roupas coloridas não ficam de molho, mas podem ser enxaguadas com amaciante.

Secagem:
Estenda as roupas no varal e deixe as lá até que estejam completamente secas. Roupas coloridas e pretas preferem a sombra, mas caso isso seja difícil, pendure-as do avesso, para que evitar que o direito desbote com o sol.

Não sou expert em máquinas de secar, a única que conheço é a Enxuta que funciona bastante parecido com um varal, apenas ela injeta ar quente ou frio nas roupas. A secagem na Enxuta não é muito danosa as roupas, apenas é necessário evitar secar com ar quente as roupas que você não passaria a ferro.

Tratamento de manchas:
Para resolver manchas em roupas brancas, coloque a pença no tanque, molhe, ensaboe com sabão em barra e pingue a água sanitária em cima da mancha. Fique olhando. A maioria das manchas não demora mais de um minuto para sumir com esse tratamento. Assim que a mancha desaparecer, enxágue a roupa. Essa técnica evita manchar outras roupas, pois o processo é rápido e pontual.

Manchas de ferrugem requerem tratamento diferente. Se a mancha for amarelada ou amarronzada e resistir à água sanitária, pode ser ferrugem. A técnica antiga requer que você coloque a roupa ao sol com a mancha embebida em suco de limão. Nem toda habitação conta com um local onde se possa fazer isso, nesses tempos de metragem diminuta. A solução é um produto específico, encontrado nos supermercados na área de limpeza. Siga com cuidado as instruções na embalagem, pois além de tóxico é corrosivo e causa queimaduras. Funciona muito bem e rápido.

Em roupas coloridas, faça o mesmo processo, mas use vinagre branco para tentar tirar a mancha. O vinagre demora mais para agir, deixe uma hora assim e volte para conferir depois. Vinagre não manhca as roupas coloridas.

Para retornar o branco das roupas amareladas:

Ao contrário do que divulgam as marcas de sabão em pó, nenhum é capaz de remover o amarelado das roupas brancas. Para isso existem algumas técnicas. Da mais leve a mais agressiva.

  1. Coloque no molho das roupas uma xícara de vinagre branco. Lave normalmente. O vinagre é um alvejante leve, que funciona muito bem para tirar o amarelado, manchas de suor e deixar a roupa macia. Não deixa cheiro de salada nas roupas, pode usar sem medo.
  2. Utilize anil - vende no supermercado, em algum cantinho escondido perto do sabão em pó e do amaciante. É um sachê, que quando molhado solta um corante azul na água. Encha um balde de água e dissolva nele um pouco de anil. Passe as roupas lavadas nesse líquido, por alguns segundos, misturando para ter certeza de que não ficarão manchas e depois torça e estenda.
    Não funciona bem com tecidos sintéticos, mas é ótimo nas roupas de algodão. Se manchar suas roupas de azul, não se preocupe, basta lavar de novo e as manchas sairão.
  3. Coloque no final do molho das roupas meia xícara de água sanitária. Misture bem e deixe por uns quinze minutos. Lave normalmente. A água sanitária é muito agressiva com os tecidos. Quanto menos é melhor. Menos quantidade, menos tempo de molho. Cuidado especial com os tecidos sintéticos: eles não costumam reagir bem ao cloro.

 

Fonte:

http://e.entao.com.br/categoria/utilidade-publica/como-fazer

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~