Curiosidades da Dra Shirley -
Esta página já teve 133.045.131 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.670 acessos diários
home | entre em contato
 

Curiosidades da Dra Shirley

Conheça: Bactérias do Bem

30/04/2008

Fonte: Revista In the Mine ( http://www.inthemine.com.br/ )


Edição nº 08 - março / abril de 2007 - página 06

O pesquisador Luís Sobral está coordenando o projeto de lixiviação bacteriana de sulfeto de cobre do Cetem (Centro de Tecnologia Mineral). O trabalho consiste no emprego de microorganismos presentes no próprio minério que, bioestimulados, podem acelerar o processo oxidativo dos sulfetos, reduzindo a emissão de gases poluentes na atmosfera. As bactérias conseguem abrir a estrutura dos sulfetos liberando o cobre neles contido de forma solúvel.

Pelo processo convencional de pirometalurgia, os sulfetos são queimados a altas temperaturas para obtenção do cobre metálico (blister).
 

Para remover as impurezas desse material, é preciso um segundo processo (eletrorrefino) que, como o primeiro, consome muita energia, o que não acontece com a nova tecnologia. Além disso, com o uso da biohidrometalurgia ou lixiviação bacteriana, a emissão de gases do processo convencional, causada por metais como arsênio, cádmio, chumbo, mercúrio, telúrio, selênio e bismuto, é eliminada. Aos ganhos ambientais, soma-se a economia de custos: na Mineração Caraíba (BA), onde o projeto está sendo desenvolvido, o custo da produção de cobre baixou de US$ 4 mil e 6 mil t/a (pirometalurgia) para US$ 1,6 mil t/a (biolixiviação), incluindo os investimentos na construção da planta de beneficiamento do minério.

Fonte:

http://www.cetem.gov.br/noticias/cetem%20midia/2007/07_04_rev_inthemine_n08.htm

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos