gastronomia -
Esta página já teve 134.598.261 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.670 acessos diários
home | entre em contato
 

gastronomia

A culinária tradicional grega

30/05/2008

© Hellenic Ministry of Culture

 

 

 

 

 

Aquilo que faz a diferença entre a culinária tradicional grega e as outras cozinhas é a combinação dos fatores seguintes: dos ingredientes incomparáveis, da filosofia dos gregos em relação à comida e do hábito de partilhar as refeições com outras pessoas, bem como o próprio país e o ambiente reinante.

Os ingredientes fundamentais. A culinária grega tem quatro segredos: os ingredientes frescos e de boa qualidade, o uso correto das ervas aromáticas e das especiarias, o famoso azeite grego, e sua simplicidade. O azeite grego merece uma menção especial. Ele acompanha quase todas as comidas gregas; na maioria delas é usado em quantidades abundantes, é de qualidade excelente e faz muito bem à saúde. Além disso, temos os legumes: graças ao clima ameno da Grécia, a maioria deles não são cultivados em estufa ou sobre solos artificiais, mas com métodos naturais, mantendo porisso todo o seu aroma e sabor. Ficarão muito satisfeitos com o sabor dos tomates, dos repolhos, das cenouras, das cebolas, da salsinha e dos alhos gregos. Ao mesmo tempo, não devem esquecer o rico sabor e o aroma das frutas frescas da Grécia, como as uvas, os abricós, os pêssegos, as cerejas, o melão, a melancia e outros. No que diz respeito às ervas aromáticas, que quase todos os gregos coletam nas montanhas e nos campos, elas são famosas pelo seu sabor, seu cheiro e suas qualidades medicinais. Ao saborear algum dos variados pratos gregos, ficarão encantados com o aroma embriagante do orégano, do tomilho, da hortelã e do alecrim. Não esqueçam também de provar os queijos gregos, especialmente o féta. Devido ao fato de os carneiros e os cabritos serem criados ao ar livre e de os pastos serem bastante verdejantes, a carne dos animais adquire um sabor incomparável, que não se encontra em nenhum outro lugar. Os frutos de mar do Mediterrâneo são muito mais saborosos que aqueles que provêm do oceano. Os mares Egeu e Iônico são extremamente limpos e riquíssimos em peixes. Saborear um peixe fresco grelhado no carvão é um verdadeiro prazer.

A filosofia dos gregos. A hora do dia em que os gregos reunem-se ao redor de uma mesa para apreciar uma refeição ou vários petiscos (mezédes) acompanhados de ouzo é um momento vivido com acatamento por todos os habitantes do país. Para os gregos, o fato de partilhar uma refeição com amigos em casa, no restaurante ou numa taverna constitui um hábito social consagrado. A tradução literal do termo grego "simpósio", uma palavra tão antiga quanto o próprio país, corresponde a "beber junto com outras pessoas". O ambiente que reina nos restaurantes gregos típicos e nas tavernas é bastante relaxado, informal, sem cerimônias. Por outro lado, a preparação da comida segue suas próprias regras sagradas. Os bons cozinheiros amadores são muito estimados pelo círculo social, sendo que na Grécia uma boa dona-de-casa significa, antes de mais, uma boa cozinheira. E um bom cozinheiro é capaz de dedicar dias inteiros para preparar uma refeição para seus amigos.

O ambiente reinante. Aprecie um copo de ouzo ou de vinho acompanhado de polvo grelhado, sentado na sombra de uma árvore numa pequena taverna à beira-mar, em uma das ilhas do Mar Egeu. Volte depois para casa e tente repetir essa experiência, preparando o mesmo petisco e servindo a mesma bebida. Em qualquer lugar onde resolver repetir a experiência, descobrirá em breve que não se trata do mesmo sabor. Não pense que existe algum problema com a sensibilidade de seu paladar ou com suas capacidades culinárias; simplesmente, a experiência de vivenciar uma refeição na Grécia, particularmente a combinação do que come e do lugar onde come, não pode ser repetida, exportada ou copiada. Trata-se de algo que alguém pode encontrar, saborear e apreciar unicamente na Grécia

Fonte:

http://www.visitgreece.gr/pages.php?pageID=468&langID=7

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos