-
Esta página já teve 132.461.015 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.704 acessos diários
home | entre em contato
 

Gastroenterologia/Proctologia/Fígado

Os efeitos do comprimento da alça em Y de Roux sobre o esvaziamento gástrico e o refluxo enterogástrico.

11/06/2008

Acta Cirurgica Brasileira

 

Resumo

DUTRA, Robson Azevedo, ARAUJO, Wemberton Martins e ANDRADE, José Ivan de. Os efeitos do comprimento da alça em Y de Roux sobre o esvaziamento gástrico e o refluxo enterogástrico. Acta Cir. Bras., mar./abr. 2008, vol.23, no.2, p.179-183. ISSN 0102-8650.

OBJETIVO: Determinar os efeitos do comprimento da alça jejunal em Y de Roux sobre o esvaziamento gástrico e o refluxo enterogástrico. MÉTODOS: Setenta e cinco ratos machos foram submetidos à antrectomia com reconstrução em Y de Roux e divididos em dois grupos de 35 animais. Grupo A, alça curta (7,5cm) e Grupo B (15cm), alça de comprimento padrão. Os grupos A e B foram subdivididos em cinco subgrupos cada para o estudo do refluxo enterogástrico aos 30 e 60 minutos e para o estudo do esvaziamento gástrico aos 5, 10 e 15 minutos. 99m Tc-Fitato and 99m Tc-DISIDA foram utilizados para os estudos do esvaziamento gástrico e do refluxo enterogástrico, respectivamente. RESULTADOS: No estudo do esvaziamento gástrico, a concentração do radiotraçador foi menor no grupo A do que no Grupo B aos cinco minutos. Foi encontrado o refluxo enterogástrico, nos grupos A e B, sem diferenças entre eles. CONCLUSÃO: A alça em Y de Roux de comprimento padrão foi ineficaz em proteger o estômago do refluxo enterogástrico, e pode tornar-se uma barreira funcional ao esvaziamento gástrico.

Palavras-chave : Y de Roux; Métodos Cintilográficos; Esvaziamento Gástrico; Refluxo Enterogástrico; Síndrome da Estase do Y de Roux.

        · resumo em inglês     · texto em inglês     · pdf em inglês

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos