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Medicina Esportiva/Atividade Física

Por que devemos fazer alongamentos antes de depois da prática de atividades físicas?

22/06/2008

 

Exercícios específicos para aumentar a flexibilidade muscular, os alongamentos promovem o estiramento das fibras musculares e fazem com que elas aumentem o comprimento. Segundo o dr. Fabio Ravaglia, presidente da ONG Ortopedia & Saúde, o principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade. “Quando o músculo é alongado há aumento na movimentação da articulação, que é comandada por esse músculo. Com isso, aumenta a  flexibilidade e diminui o risco de lesões”, afirma o ortopedista.

Entre as principais dicas para um bom alongamento está a respiração. “Ao respirar fundo, aumentamos o relaxamento muscular, uma vez que a respiração confere ritmo ao exercício. Por esse motivo, a respiração no alongamento deve ser lenta e profunda”, salienta.
Dicas
- É muito importante respeitar os próprios limites e não forçar o alongamento. Alongar à força pode causar lesões nos músculos e tendões.
- Não queira, logo no início, alongar até ao limite. A flexibilidade vem aos poucos, com a prática diária!
- Regularidade e relaxamento são obrigatórios. Faça do alongamento uma rotina!!  
- Inicie o alongamento até sentir uma pequena tensão no músculo. Em seguida, relaxe um pouco, sustentando de 30 a 40 segundos.
- Volte, novamente, à posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves. O alongamento pode ser repetido, buscando alongar mais o músculo. Mas, não force!  
- Para potencializar o resultado, após cada alongamento, contraía o músculo por alguns segundos e, em seguida, volte a alongar.

Principais benefícios do alongamento:
- relaxa o corpo;
- proporciona maior consciência corporal;
- deixa os movimentos mais soltos e leves;
- previne lesões;
- prepara o corpo para atividades físicas;
- ativa a circulação.

 

 

Fonte:

http://www.ortopediaesaude.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=245&Itemid=65

 

 

 


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Publicado por: Dra. Shirley de Campos
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