-
Esta página já teve 133.070.170 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.665 acessos diários
home | entre em contato
 

Clínica médica/Intensiva/Enfermagem

Questionário de Saúde nos países europeus - Baseado na Classificação ASA

13/07/2008

Questionário de Saúde nos países europeus - Baseado na Classificação ASA

O questionário de saúde é uma ferramenta importante do ponto de vista profissional, ético e legal. Permite a avaliação geral do paciente otimizando as perguntas sobre o estado da doença atual e história médica pregressa. Orienta a elaboração de um plano de tratamento baseado em situações médicas específicas. É um documento legal para ser anexado ao prontuário do paciente confirmando a sua execução prévia e servindo de garantia para situações onde o paciente omite informações.

O CFO disponibiliza o prontuário odontológico com um questionário de saúde em seu site - http://www.cfo.org.br/download/pdf/prontuario_2004.pdf. Algumas citações do documento são relevantes para este post:

ROMANO et al (2000): “relatam que ao chegar ao consultório o paciente traz um histórico de saúde desconhecido pelo Cirurgião-Dentista. Informa que através da anamnese se pode identificar as doenças crônicas que requererão cuidados específicos as quais poderão interferir na condução do tratamento odontológico.”

SILVA (1999) “mesmo em um consultório em que o movimento é intenso, não poderá o profissional descuidar da anamnese, devendo nestes casos adotar um questionário que será preenchido pelo paciente e, quando ocorrer o contato com o profissional este procederá ao aprofundamento necessário sobre as questões relativas à saúde do paciente.”

SILVA; LEBRÃO; BLACKMAN (2001): “verificaram a qualidade dos registros dos hospitais do setor público da cidade de São Paulo e constataram que os Cirurgiões-Dentistas, responsáveis pelos atendimentos hospitalares, estão relegando ao segundo plano o preenchimento dos prontuários, ao mesmo tempo em que enfatizam ser o diagnóstico completo e detalhado, com as causas externas das lesões descritas, uma retaguarda fundamental para assegurar às pessoas atendidas o direito à cidadania.”

O questionário de saúde sugerido é apresentado na página 28 e mostra as tradicionais perguntas sobre a anamnese que conhecemos desde a faculdade.

No mês de maio foi publicado uma pesquisa multicêntrica sobre a utilização de um questionário de saúde baseado na classificação ASA (da Associação Americana de Anestesistas). A importância deste documento em relação ao que normalmente usamos (baseado no do CFO) é o dimensionamento dos problemas quanto ao risco de emergências ou intercorrências médicas. Do ponto de vista técnico, científico e até jurídico vale a pena utilizar este questionário também por ter sido validado em 10 países europeus.

O abstract pode ser baixado no Medline. O nome do artigo em Inglês: A patient-administered Medical Risk Related History questionnaire (EMRRH) for use in 10 European countries (multicenter trial) do jornal 5 oral. Para quem não tem experiência no uso do Medline basta copiar e colar este título na barra de procura e teclar enter. Depois clicar no texto para abrir a janela do Abstract e ler o resumo.

Como atividade do Curso de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar tenho incentivado a tradução de textos científicos recentes. A Dra. Antoinette Góes, aluna do curso, interessou-se pela tradução deste grande e difícil texto. Nesta tradução completa do artigo há também o texto para aplicação do questionário baseado na classificação ASA. Quem tiver interesse no Download pode mandar uma mensagem para o campo comentário deste post que eu envio sem custos.

Enviei para o Prof. Luzi Abraham-Inpijn, MD, PhD da Univ. de Amsterdam o pedido de autorização para a tradução do questionário para o português visando sua aplicação no Serviço de Odontologia do Hospital dos Servidores do Estado

 

Fonte:

http://medicinaoral.org/blog/2008/06/23/questionario-de-saude-nos-paises-europeus-baseado-na-classificacao-asa/#comment-452

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos