Alternativa/Fitoterapia/Acupuntura -
Esta página já teve 134.664.425 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.668 acessos diários
home | entre em contato
 

Alternativa/Fitoterapia/Acupuntura

Efeitos da Acupuntura na Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) na Dor Crônica em Ambulatório da Rede Pública, Florianópolis

17/07/2008

Autor: Darella, Maryangela Lopes

 

Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Santa Catarina (Saúde Pública) para obtenção do grau de Mestre, 2000. 130 pp.

 

Orientador: Conill, Eleonor Minho

 

Biblioteca responsável: Biblioteca Universitária, UFSC

 

Resumo: Dor crônica afeta 30% da população, seu controle não é satisfatório. Na Medicina Tradicional Chinesa/MTC a dor pode ser identificada como Síndrome de Obstrução Dolorosa. Ressalta-se o entendimento análogo da dor crônica entre MTC e a medicina ocidental atual. A avaliação da dor crônica e seu tratamento tem dificuldade metodológica de difícil resolução no modelo biomédico. Dificuldade acentuada com Acupuntura. A avaliação da QVRS pode amenizar o impasse desta avaliação. De março a dezembro de 1999, avaliaram-se 61 pacientes, de sexo feminino, com dor crônica tratadas com Acupuntura, no Centro de Saúde de Florianópolis. Identificou-se o perfil social e empregou-se o método "antes e depois" para avaliar o resultado do tratamento. A principal localização da dor foi a região lombar e cervical. Utilizaram-se VAS para avaliar a intensidade da dor e NHP para a QVRS. Foi obtida a média das diferenças de VAS de 6,2 (p<0,00001). A dimensão Dor de NHP apresentou uma diferença de 58,2 pontos (p<0,00001). As diferenças dos escores de todas as dimensões, do total e das atividades de vida diária de NHP foram significativas. Com o tratamento houve redução do uso diário de medicamentos em 77, 5%, e o retorno ao trabalho foi de 99,8%. Mesmo levando em consideração os possíveis viéses no delineamento e execução do trabalho pode-se inferir que a Acupuntura alivia a dor e melhora a percepção da QVRS nestas pacientes.

 

Fonte: Banco de Teses/CAPES

 

 

http://www.bva.med.br/bva/acervo/teses/014.htm

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos