- Alimentos e enxaqueca
Esta página já teve 132.435.871 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.708 acessos diários
home | entre em contato
 

Enxaqueca/Cefaléia/Dor de cabeça

Alimentos e enxaqueca

22/06/2003
Alimentos  

Muito se fala a respeito de dietas para melhorar enxaqueca. O que existe de concreto é que alguns pacientes (em torno de 25%) apresentam crises com alguns tipos de alimentos em alguns momentos de suas vidas.

Vinho tinto pode causar dor de cabeça?

EM TERMOS. Algumas pessoas sentem dor de cabeça com alguns tipos de vinho tinto. A verdade que existe nesta bebida não é apenas relacionada à presença de uma amina com ação sobre os vasos sanguíneos, denominada tiramina, mas também pela presença em grande quantidade dos radicais fenólico flavonóides. Essas substâncias, originárias da casca da uva e atuando como defensivos naturais desta fruta, são incorporadas ao vinho tinto mas não ao branco, e representam verdadeiros inimigos dos pacientes com enxaqueca em função de sua possibilidade real de deflagrar crises intensas


Pessoas com enxaqueca devem evitar o chocolate?

SIM.O chocolate contém cafeína e uma substância do tipo amina, com ação sobre o calibre dos vasos sanguíneos, chamada feniletilamina. Essas substâncias podem deflagrar episódios de enxaqueca em determinados pacientes.


Alimentação rica em frutas é a melhor dieta para quem sofre de enxaqueca?

NÃO.Algumas frutas também têm sido responsabilizadas pelo início de crises de enxaqueca. Os cítricos, devido à presença de outra amina com ação nos vasos sanguíneos e denominada de l'octopamina, foram apontados por vários pacientes em alguns estudos realizados com a ingestão de laranja, limão e até abacaxi.


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos