-
Esta página já teve 132.446.910 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

diagnóstico e laboratório

Importância da metodologia na dosagem de testosterona sérica

03/10/2008

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

 

Abstract

VIEIRA, José Gilberto H.; NAKAMURA, Odete H.; FERRER, Cláudia Maria et al. Importância da metodologia na dosagem de testosterona sérica: comparação entre um imunoensaio direto e um método fundamentado em cromatografia líquida de alta performance e espectrometria de massa em tandem (HPLC/MS-MS). Arq Bras Endocrinol Metab, Aug. 2008, vol.52, no.6, p.1050-1055. ISSN 0004-2730.

A dosagem de testosterona sérica, total ou fração livre, é metodologia de alto valor diagnóstico e encontra-se disponível na maioria dos laboratórios clínicos. Esta disponibilidade foi possível pelo desenvolvimento de metodologias simples e diretas, adaptáveis a plataformas de dosagem automatizada. Uma série de publicações recentes tem alertado quanto às limitações destas metodologias, em especial em amostras com baixas concentrações, como mulheres e crianças. Neste trabalho serão apresentados os resultados do emprego de uma metodologia de referência, fundamentada em cromatografia líquida de alta performance e espectrometria de massa em tandem (HPLC/MS-MS), e sua comparação com uma dosagem de rotina (ensaio eletroquimioluminescente - ECLIA). Os métodos são comparados tanto na dosagem de testosterona total (n = 213) quanto na determinação de testosterona livre calculada com base na determinação da testosterona total e da proteína carregadora de hormônios sexuais (SHBG) (n = 135). Os valores obtidos com o ECLIA são significativamente mais elevados, sendo a dispersão mais nítida em soros com baixas concentrações. Tal fenômeno fica mais claro quando apresentado na forma de gráficos de Bland-Altman. Neste trabalho são discutidas as dificuldades de implementação de uma metodologia de referência, como a apresentada, e a convivência com as metodologias de rotina, bem como a literatura recente sobre o assunto.

Keywords : Testosterona sérica total; Testosterona sérica livre; Imunoensaio; Cromatografia líquida de alta performance; Espectrometria de massa; Gráfico de Bland-Altman.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese

 

 

 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0004-27302008000600017&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos