-
Esta página já teve 131.821.676 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.755 acessos diários
home | entre em contato
 

Cidadania/Serviços

O crematório e cremação em São Paulo

04/10/2008



O crematório da Vila Alpina, na zona Leste da cidade, denominado "Dr. Jayme Augusto Lopes", foi implantado em 1974, sendo um dos maiores do mundo e pioneiro na América Latina. São 134 mil m² de área verde e 4.700 m² de área construída.

Possui dois fornos crematórios e atende uma média de mais de 500 cremações de corpos por mês ou 15 por dia. Cada forno de cremação tem 3,00 m de largura, 2,60 m de comprimento e 2,30 m de altura. O forno pode cremar separadamente dois corpos ao mesmo tempo em duas câmaras de cremação distintas. O crematório conta ainda com duas câmaras frias para conservação dos corpos a serem cremados, as quais têm capacidade para armazenar até 34 corpos. O prazo para se disponibilizar as cinzas para os familiares é de 10 dias corridos.

Ao optar pela cremação, o contratante deve procurar uma das agências do Serviço Funerário. Em caso de morte natural, o Livro de Ata deve ser assinado por um parente de primeiro grau e duas testemunhas maiores de 18 anos, além de o atestado de óbito ser assinado por 2 médicos. No caso de morte violenta, deve ser assinado pelo médico legista, acompanhado de ordem judicial. Caso haja uma "Declaração de Vontade" deixada pelo falecido, registrada, reconhecida em cartório e assinada por três testemunhas, é dispensável o parente de primeiro grau.

Ver formulário "Declaração de Vontade": COMO PROCEDER>cremação> Declaração de Vontade.

O Crematório oferece uma sala para cerimônias ecumênicas onde familiares e amigos dispõem de 10 a 15 min para as últimas despedidas. Apresentação de coral, orações, alocuções, músicas sacras ou profanas, populares ou clássicas, escolhidas previamente, podem integrar essa cerimônia. As cinzas ficam no Crematório, à disposição da família, por 30 dias; após esse período, se não reclamadas, serão respeitosamente esparzidas pelo jardim do próprio Crematório.

Crematório Municipal Dr. Jayme Augusto Lopes

Av. Francisco Falconi, 437 - Jd. Avelino - Vila Alpina

03227-000 - São Paulo - SP       

Fone fax: (11) 2347-3549

 

Fonte:

 

http://portal.prefeitura.sp.gov.br/noticias/empresas_autarquias/servico_funerario/2004/08/0006

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos