Vitaminas e antioxidantes -
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Vitaminas e antioxidantes

Equilíbrio alimentar com nutrientes minerais e vitaminas

30/10/2008

EQUILÍBRIO ALIMENTAR COM NUTRIENTES MINERAIS

 

BORO: nozes, leguminosas, mel, frutas, vegetais com talos

MANGANÊS: ovo, feijão, beterraba, pepino, nozes, alecrim, café, farinha de trigo, aveias

ENXOFRE: aves, peixes, repolho, beterraba, couve, brócolis, alface, pepino, alecrim, erva-doce

SILICIO: alface, alho, salsa, aveias

COBRE: ovo, feijão, ervilha, uva passas, amêndoas, orégano, nozes, cogumelos, peixes, carne vermelha, grãos, castanhas, legumes, fígado.

OURO: carne branca, gengibre, pimenta

LÍTIO: alface, agrião, água

SELÊNIO: peixes, atum, frutos do mar, couve, brócolis, óleo de milho, banana, levedo de cerveja, alho, salsa, manjericão, alecrim, castanha do Pará, cereais

COBALTO: ovo, feijão, frutas (em geral), grãos integrais

ZINCO: ovo, peixes, melancia, melão, nozes, feijão, frutos do mar (pp ostras), fígado, legumes (em geral), semente de abóboras, cenoura, amendoim,cereais, castanhas, proteína animal.

IODO: brócolis, repolho, couve-flor, sal, caqui, abacate, agrião, leite e derivados, ostras, moluscos e outros mariscos e peixes de água salgada, leite, ovos também são fontes de Iodo, desde que oriundos de animais que tenham pastado em solos ricos em Iodo ou que foram alimentados com rações que continham o nutriente; vegetais oriundos de solos ricos em Iodo também são boas fontes.

MAGNÉSIO: carne branca, vagem, milho, mariscos, folhas verdes (em geral), nozes, figo, maça, amêndoas, cidreira, leite, arroz

CÁLCIO: cítricos (limão), feijão, peixe, vagem, cenoura, ervilha, beterraba, brócolis, leite e derivados (queijo branco, requeijão, iogurte,...), nozes, pêra, maçã, mamão, abacaxi, leite de soja

FÓSFORO: frango, peixes, ovo, queijo branco, vagem, cenoura, amendoim, milho, leite, feijão

CROMO: cereais, queijos, fígado

POTÁSSIO: frutas, verduras, leite e derivados, laranja, banana nanica

FERRO: ovo, carne vermelha, fígado, feijão, batata, beterraba, melado de cana, brócolis,mariscos, açaí,sementes de abóbora, Carne de frango, Peixe, grãos, castanhas

MOLIBDÊNIO: grãos, cereais, legumes e folhas verdes e largas

VANÁDIO: Frutas, vegetais, legumes e grãos integrais, Mariscos, cogumelos, salsinha, óleos vegetais (oliva, soja, milho e girassol), trigo sarraceno, aveia, arroz, cenoura, repolho e frutos do mar.

SILÍCIO: Grãos integrais e ervas.

GERMÂNIO: alho argentino, ginseng, aloe Vera (babosa), confrey

 

VITAMINAS:

 

VIT. A: peixe, frango, fígado, ovo

VIT. D: encontrado em pequena quantidade no peixes

VIT. E: óleo vegetais

VIT. K: carne vermelha, espinafre, tomate, fígado

VIT. B1: grãos (em geral), ovo, fígado

VIT. B2: leite, queijo, iogurte, ovo, carne vermelha (pp fígado)

VIT. B3:queijo, ovo, brócolis, tomate, leite

VIT. B5: ovo, batata, carne vermelha, vegetais (em geral), leite

VIT. B6: espinafre, ovo, queijo, frango, peixe

VIT. B12: carne vermelha, leite, queijo, iogurte

VIT. C: pp cítricos

ÁCIDOS FÓLICO: carne vermelha, vegetais

BIOTINA: frango, carne de porco, milho ovo, queijo, arroz

COLINA: ovo, cereais

INOSITOL: frutas (em geral), vegetais, carne vermelha

PABA: grãos, fígado

Betacaroteno: cenoura e vegetais amarelos

 

Fonte de alimentos ricos em omega-6: Óleos vegetais

 

Fonte de alimentos ricos em Omega-3: Óleos de peixe de água gelada,- Peixes de água gelada

 

 


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