Curiosidades da Dra Shirley -
Esta página já teve 133.098.893 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.666 acessos diários
home | entre em contato
 

Curiosidades da Dra Shirley

Novidade: Músculo "sarado" pode recarregar até i-Pod

06/11/2008
NOVIDADES

Pegue alguns nanotubos de carbono. Enxerte-os em um músculo artificial. Já pensou no que pode acontecer? Pois bem! Pesquisadores na Califórnia desenvolveram esse tipo de experiência: o músculo estira-se 200%, gerando energia, por conseguinte, eletricidade. Os nanotubos, auxiliados por eletrodos, conseguem recuperar a energia empregada pelo músculo e conservá-la para uma utilização futura, por exemplo, estocá-la em uma bateria. E... quem diz bateria, diz i-Pod, bem entendido!





Músculo

Créditos: MacPlus



"Produzimos um músculo artificial que se expande quando nele aplicamos eletricidade", explica Qibing Pei, cientista da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA).

À medida que o material se contrai após a expansão, o rearranjo dos nanotubos de carbono gera uma pequena corrente elétrica, que pode ser "capturada" e usada para realizar uma nova expansão ou ser armazenada numa bateria.

Pesquisadores no Japão carregam baterias utilizando o movimento das ondas do mar, baseando-se na mesma idéia. Outros cientistas têm especulado sobre a possibilidade de músculos artificiais poderem ser usados para capturar a energia do vento.

"O modo como se dispõem os nanotubos juntos é realmente inovador", comenta Kwang Kim, cientista de materiais da Universidade de Reno (EUA), que não esteve envolvido com a pesquisa. Acrescenta ainda que "algumas pessoas querem usar estas idéias para carregar baterias".

MacPlus, march 26, 2008 (Tradução - MIA).


Nota do Scientific Editor: o artigo que deu origem a esta notícia, intitulado: "The motion and energy is a lot like human muscles", de autoria de Q. Peie et all., foi publicado no número de janeiro de 2008 da revista Advanced Materials.

Fonte:

http://www.lqes.iqm.unicamp.br/canal_cientifico/lqes_news/lqes_news_cit/lqes_news_2008/lqes_news_novidades_1129.html

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos