-
Esta página já teve 133.069.239 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.665 acessos diários
home | entre em contato
 

Álcool

A percepção popular sobre a dependência alcoólica

11/11/2008
 

Revista Brasileira de Psiquiatria

 

Resumo

PELUSO, Érica de Toledo Piza e BLAY, Sérgio Luís. A percepção popular sobre a dependência alcoólica. Rev. Bras. Psiquiatr., mar. 2008, vol.30, no.1, p.19-24. ISSN 1516-4446.

OBJETIVO: Descrever como a população da cidade de São Paulo identifica a dependência alcoólica, quais causas atribui para explicar esse transtorno, e avaliar o que é percebido em relação ao estigma, risco de violência e as reações emocionais. MÉTODO: Foi realizado estudo de corte transversal com uma amostra probabilística de 500 indivíduos residentes em São Paulo, com idade entre 18 e 65 anos. Utilizou-se um questionário estruturado que se iniciava com a apresentação de uma vinheta descrevendo um indivíduo com dependência alcoólica (segundo o DSM-IV e a CID 10), seguido de um questionário dividido em várias seções examinando as causas, estigma, risco de violência e as reações emocionais ao caso apresentado na vinheta. RESULTADOS: Menos de 20% dos entrevistados disseram acreditar se tratar de uma doença mental. As causas consideradas mais relevantes foram de natureza psicossocial, seguidas por causas de natureza moral. A dependência alcoólica foi associada a elevado risco de violência e a estigma por parte de outros indivíduos. Em contraste, as reações declaradas pelos próprios entrevistados sobre as suas atitudes foram principalmente de natureza positiva. CONCLUSÕES: A dependência alcoólica é vista como um problema de natureza psicossocial e moral. Predominam imagens negativas em relação aos indivíduos com este transtorno.

Palavras-chave : Atitude frente à saúde; Alcoolismo; Opinião pública; Saúde pública; Transtornos relacionados ao uso de álcool.

        · resumo em inglês     · texto em inglês     · pdf em inglês

 

 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-44462008000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos