-
Esta página já teve 133.104.704 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.663 acessos diários
home | entre em contato
 

Pediatria/Criança

Primeiros Socorros para criança: relato de experiência

05/12/2008

Acta Paulista de Enfermagem

 

Acta paul. enferm. vol.18 no.2 São Paulo Apr./June 2005

doi: 10.1590/S0103-21002005000200016 

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

Primeiros Socorros para criança: relato de experiência

 

First Aid for children: report of experience

 

Primeros auxilios para niños: relato de experiencia

 

 

Lourdes Maria Silva AndrausI; Ruth MinamisavaII; Ida Kuroki BorgesII; Maria Alves BarbosaIII

IEnfermeira. Docente. Mestre da Faculdade de Enfermagem da UFG. E-mail: lourdes@fen.ufg.br
IIEnfermeira. Docente. Mestre da Faculdade de Enfermagem da UFG
IIIEnfermeira. Docente. Doutora da Faculdade de Enfermagem da UFG

Autor correspondente

 

 


RESUMO

O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de execução de cursos de pequena duração sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes, ministrado para escolares. Esses cursos fizeram parte de um projeto de extensão universitária da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Participaram 126 crianças de 8 a 11 anos de idade de uma escola filantrópica de Goiânia, Goiás. Foram aplicados pré e pós-teste com questões objetivas, sendo que, ao final de cada curso, as crianças ainda responderam a um questionário de avaliação do curso. Houve um aumento significativo de acertos no pós-teste, comparativamente ao pré-teste. A maioria dos escolares elogiou o curso e apontou a dramatização e o teatro de fantoches como melhores estratégias de ensino.

Descritores: Primeiros socorros; Ensino; Criança


ABSTRACT

The aim of this study was to report the experience of short-duration course's execution about first aid and accidents prevention, administered for schoolchildren. This course was part of a universitary extension project of the Faculdade de Enfermagem of Universidade Federal de Goiás. 126 schoolchildren from 8 to 11 years old of a philanthropic school in Goiânia, Goiás participated in this course. Pre and post-test were applied with objective questions and at the end of each course, the children answered a questionnary of the course's assessment. There were meaningful increases of right answer on post-test comparatively to the pre-test. The largest of the schoolchildren praised the course and pointed the dramatization and the puppet play as the best teaching strategy.

Keywords: First aid; Teaching; Child


Resumen

El objetivo de este estúdio fue relatar la experiencia de ejecución de cursos de pequena duración sobre primeros auxilios y prevención de accidentes, ministrado para escolares. Eses cursos hicieron parte de un projecto de extensión universitária de la Facultad de Enfermeria de la Universidad Federal de Goiás. Participaron 126 niños de 8 a 11 años de edad de una escuela filantrópica de Goiânia, Goiás. Fueron aplicados pré y pós-testes con cuestiones objetivas, así que, al cabo de cada curso, los niños aún contestaron a un cuestionário de evaluacíón del curso. Hubo un crecimiento significativo de aciertos en el pós-test, comparativamente al pré-test. La mayoria de los escolares elogió el curso y asentó la dramatización y el teatro de marionetas como mejores estrategias de enseñanza.

Descriptores: Primeros auxilios; Enseñanza; Niño

 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002005000200016&nrm=iso&tlng=pt

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos