-
Esta página já teve 133.089.028 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.664 acessos diários
home | entre em contato
 

Primeiros socorros/Emergência

Os rótulos de saneantes e agrotóxicos divulgam Disque-Intoxicação

11/12/2008
 

 

Os rótulos e bulas de agrotóxicos e produtos saneantes - desinfetantes, raticidas e inseticidas, por exemplo - trazem uma informação que pode salvar vidas: o número do Disque-Intoxicação, programa criado no ano passado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tirar dúvidas e fazer denúncias relacionadas a intoxicações.

O Disque-Intoxicação (0800-722-6001) auxilia a população e os profissionais de saúde a prestarem os primeiros socorros e a prescreverem o tratamento terapêutico adequado para cada tipo de substância tóxica. Em alguns casos, o atendimento pode ser presencial.

A ligação é gratuita e o usuário é atendido por uma das unidades da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat) - uma rede coordenada pela Anvisa e composta por 36 Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Ciats), espalhados em 19 estados brasileiros. Os Ciats funcionam em hospitais universitários, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e fundações.

Quando o usuário utiliza o 0800, sua ligação é transferida para o Ciat mais próximo da região de onde a chamada foi originada. Os centros estão preparados para receber ligações de longa distância, 24 horas por dia, sete dias por semana, durante todo o ano.

Para dar mais agilidade ao serviço, os Ciats estão sendo reestruturados com equipamentos de informática de última geração e cadastrados junto ao sistema de notificação integrada, o Notivisa. O objetivo é transformá-los em fonte para o novo sistema informatizado de notificação e investigação de efeitos adversos causados por produtos submetidos à Vigilância Sanitária e queixas técnicas, que está sendo desenvolvido pela Agência.


Fonte: Anvisa

 

 

 
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos