-
Esta página já teve 134.581.962 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.671 acessos diários
home | entre em contato
 

Cidadania/Serviços

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência contribui para redução de mortes e seqüelas por falta de socorro precoce. Para acionar serviço, basta ligar 1

16/12/2008
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência contribui para redução de mortes e seqüelas por falta de socorro precoce. Para acionar serviço, basta ligar 192

Copyright © 2005 Portal Unimed and its licensors. All rights reserved.O Samu/192 foi criado em 2003, inspirado em um modelo francês e atende às urgências de qualquer natureza: traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e psiquiátrica. Coordenado pelo Ministério da Saúde, o programa cobre 307 municípios brasileiros prestando atendimento à cerca de 67,9 milhões de pessoas em situações de emergência.

Com a implantação do serviço, o número de mortes em acidentes graves e também as seqüelas pela falta de socorro rápido diminuíram. "O Samu vai ao local do acidente atender a vítima o mais rapidamente possível. Isso evita uma série de complicações que o paciente geralmente apresenta pela falta de socorro e que, na maioria dos casos, leva à morte", explica Marcio Barreto, coordenador do Samu de Aracaju, serviço modelo para o resto do país.

Como usar o serviço?
Qualquer pessoa pode requisitar atendimento pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) basta ligar 192 e informar ao atendente o endereço e histórico do acidente. A ligação é atendida na central de regulação por um médico, presente 24 horas por dia. Pelo telefone, ele dá as primeiras orientações de que o caso necessita e, em seguida, avalia se será enviada uma ambulância básica, com auxiliar de enfermagem, ou uma unidade avançada, com enfermeiro e médico. Em casos que não necessitam de atendimento de emergência, o médico dará orientações para que o paciente procure uma unidade de saúde mais próxima de casa.



Fonte: Ministério da Saúde.  Autor: Mariana Mesquita.
 
 
Fonte:
 
 
 
 
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos