Curiosidades da Dra Shirley - A qualidade da casca do ovo
Esta página já teve 133.109.058 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.664 acessos diários
home | entre em contato
 

Curiosidades da Dra Shirley

A qualidade da casca do ovo

22/12/2008
 



A qualidade da casca do ovo 

A principal função biológica da casca do ovo é a de formar uma câmara para o desenvolvimento embrionário. Do ponto de vista de produção comercial de ovos, no entanto, a casca poderia ser vista como uma embalagem que envolve o conteúdo nobre – gema e albúmen – contra perdas e agressões do meio exterior. Mas a sua formação de modo algum pode ser encarada como um processo simples, tipo industrial. De acordo com especialistas, a deposição e formação da casca é um processo biológico dinâmico, concluído cerca de 20 horas após o ovo atingir o útero da ave. Depois de finalizado este processo, a ovoposição revela uma "embalagem" mal ou bem formada. O produto não pode ser re-processado e a má qualidade da casca resulta em perdas económicas significativas para o avicultor produtor de ovos.

A nutrição adequada da galinha poedeira, relacionada com os minerais envolvidos na formação da casca, destaca-se como um dos factores que devem ser observados criteriosamente para a manutenção da sua integridade. O principal mineral a ser considerado na alimentação das galinhas poedeiras é o Cálcio (Ca), seguido do Fósforo (P) e do delicado balanço de electrólitos para a manutenção da homeostase desses minerais. Vou ensinar uma experiência, simples de ser feita e muito interessante. Você vai precisar de um pote (vazio) com tampa ou até mesmo um copo, de vinagre (acido acético) e um ovo. Coloque o vinagre no pote ou copo até meio.

Coloque o ovo no seu interior e no caso de não ficar submerso em vinagre, coloque mais algum até que tal situação se verifique. 

Deixe o ovo lá dentro durante quatro dias sem lhe mexer...
Observe as bolhas de gás a formarem-se na superfície da casca do ovo ou pote.

Observe periodicamente o que acontece nas próximas horas. 

Agora retire o ovo, veja como ele está e experimente apertá-lo com os dedos, vai poder constatar que o ovo está completamente nu e que este está maior do que inicialmente. 

Que tal atirar com ele em cima da mesa, veja que interessante, o ovo não quebra e pula como uma bola! 

Isso acontece por que a casca do ovo é formada por minerais. São eles que deixam a estrutura sólida e resistente.

Quando o ovo fica submerso no vinagre, o vinagre reage com a casca e retira os minerais da casca do ovo.

Deixando-a maleável como uma bola de borracha.

O porquê cientifico?

Agora já sabem como remover a casca de um ovo cru sem o partir. A casca do ovo é constituída por um composto químico chamado carbonato de cálcio. Relativamente ao vinagre, este é uma solução diluída de ácido acético. Na presente experiência, o ácido acético reage com o carbonato de cálcio contido na casca do ovo, originando como produto de reacção o dióxido de carbono. A reacção dá-se mais depressa nos instantes iniciais porque os reagentes estão na sua máxima concentração.

No final da experiência, o ovo sem casca permaneceu integro. Isso é devido à existência de uma membrana que não reage com o vinagre. No entanto, esta membrana tem a capacidade de permitir a migração do vinagre do exterior para o interior do ovo através desta. O mesmo não se pode afirmar para a gema e com a clara. O facto do ovo estar maior no final da experiência é devido à migração do vinagre para o interior do ovo e à inexistência de migração de gema e clara para o exterior. Ou seja, estamos na presença de uma membrana selectiva de origem natural. Agora que já entendeste esta experiência já sabes como tirar a roupa a um ovo e como o engordar artificialmente. O impossível torna-se possível! Experimente e confirme os factos!

 

Fonte:

 

http://www.anapo.pt/_pages/_curiosidades/detalhe_curiosidade.asp?ID=1

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos