-
Esta página já teve 132.573.021 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.697 acessos diários
home | entre em contato
 

Cidadania/Serviços

Banco de dados de São Paulo na internet

30/12/2008

Banco de dados de São Paulo já está disponível na internet

Infoloc@l é um sistema que disponibiliza na Internet todo o banco de dados da Prefeitura, como mapas, gráficos e tabelas, agregando inclusive informações segundo diferentes unidades territoriais: o município, as subprefeitura e os distritos, entre outros.


Uma ferramenta que permite ao cidadão o acesso a todo o banco de dados da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Ruas, parques, densidade demográfica por região, Educação, Transporte, Economia, Saúde, Cultura e Assistência Social são algumas das áreas que poderão ser consultadas. Do macro ao micro. Essa é a função principal do Infoloc@l, desenvolvido por técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e que, a partir desta segunda-feira (29/01), pode ser acessado na Internet (clique aqui para acessar o Infoloc@l).

Por meio do Infoloc@l, pode-se visualizar qualquer ponto do território paulistano, tanto no mapa gráfico quanto na imagem de satélite. A grande novidade é o nível de interatividade que o sistema permite ao usuário. É possível construir mapas e tabelas que atendam ao interesse de cada um, a partir das informações que compõem o banco de dados da Prefeitura. Também é possível agregar as informações segundo diferentes unidades territoriais: o município, as subprefeituras, os distritos etc.

Com a ferramenta, o usuário pode localizar, por exemplo, os bens tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), bem como as escolas do município, tanto da rede pública quanto particular - inclusive quantificando o número de alunos de cada unidade. O sistema também aborda a atividade econômica, indicando a localização de todos os estabelecimentos e empregos formais na cidade.

As bases de dados serão atualizadas periodicamente neste Sistema de Informações Geográficas (SIG), criado em 2002, agora desenvolvido como aplicativo on-line. A versão que já está disponível para consultas é beta, podendo ter suas ferramentas aperfeiçoadas constantemente. Em breve será acoplado ao sistema um módulo que permitirá que o usuário coloque as suas próprias informações.

E, como meio de modernização e agilização da administração pública municipal, haverá a possibilidade de criação de grupos de usuários do Infoloc@l. Assim, esses técnicos das diversas áreas da Prefeitura poderão "conversar" entre si e incluir dados para planejamento e avaliação de toda a ação da administração pública.

Todas as informações do Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão acessíveis pelo Infoloc@l, que também conta com um sistema de busca por palavra-chave. A proposta é facilitar o acesso a informações cadastrais, estimulando o conhecimento da cidade por meio de estatísticas georeferenciadas.

Fonte:

 

http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=14481

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos