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Receitas Salgadas

Faça a sopa de grão de bico da vovó Rô

07/01/2009
 

 





Ingredientes:


um pacote de meio kg de grão de bico de boa qualidade, deixe de molho, no mínimo por 8 horas.

2 gomos de linquiça calabresa.

costelhinhas de porco defumadas.

temperos a gosto do tipo::-

Cebola, alho, louro, sal a gosto, cebolinha, pimenta vermelha....

2 tomates grandes e maduros picadinhos


Modo de preparar ::-

Cozinhar o grão de bico em panela de pressão junto com as costelinhas, depois remover os ossos.

Refogar os temperos, colocar sobre o grão de bico, juntar a linguiça calabresa fatiada e os tomates picadinhos, por útimo adicionar a cebolinha fresca.

Aqui em casa gostamos de comer com arroz também, de preferência já cozido.


Dicas da vovó Rô::-


Quando for cozinhar grãos do tipo ::-

Grão de bico, lentinhas, ervilhas seca

Passar óleo na tampa da panela por dentro, para que a espuma que se forma, não vazar pela válvula de segurança da mesma.


Propriedades do grão de bico::-


Na Índia, onde uma boa parte da população segue uma alimentação predominantemente vegetal, o grão-de-bico é uma das principais fontes de proteínas.O grão-de-bico tem sido igualmente um dos ingredientes fundamentais na dieta tradicional dos povos que vivem à beira do Mediterrâneo: aparece, por exemplo, em todos os cozidos tradicionais espanhóis.Talvez por tudo isto, o “grão” tem sido considerado “comida de pobres” pelos “modernos e desenvolvidos” habitantes das cidades, mas são precisamente muitas destas pessoas, ameaçadas pelas doenças da civilização (arteriosclerose, enfarte, stress, etc.), que estão a precisar de uma boa sopa de grão.As notáveis propriedades dietoterapêuticas do grão fazem desta humilde leguminosa um alimento apropriado para o homem e a mulher modernos: reduz o colesterol, evita a prisão de ventre e fortalece o sistema nervoso.O grão é, além disso, um alimento muito energético, nutritivo e equilibrado. É uma boa fonte dos nutrientes mais importantes, excepto de vitamina B12 (como acontece com todos os alimentos de origem vegetal), assim como de provitamina A e de vitaminas C e E, de que contém apenas pequenas quantidades.Contém uma quantidade de proteínas superior à da carne e do ovo. Trata-se de proteínas completas que contêm todos os aminoácidos, essenciais e não essenciais.Os hidratos de carbono e as gorduras polinsaturadas também fazem parte da sua composição, assim como as vitaminas do grupo B. Dos minerais destacam--se o ferro, o fósforo, o potássio, o magnésio, o cálcio e o zinco.Esta leguminosa é especialmente aconselhada durante a gravidez, pela sua riqueza de folatos que evitam as malformações do sistema nervoso do feto.


 
Fonte:
 
 
 
 
 
 


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