Imunologia/Imunidade -
Esta página já teve 133.086.081 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.664 acessos diários
home | entre em contato
 

Imunologia/Imunidade

Anticorpos e receptores de células t

24/06/2003

O sistema imunológico dos vertebrados é uma vasta rede de moléculas e células que tem um único objetivo: distinguir entre próprio e o não-próprio, examinando um número incontável de unidades moleculares para decidir quais são próprias ou não (os antígenos) e iniciar sua destruição. Assim, sua função primária é proteger os vertebrados contra microrganismos, vírus, bactérias e parasitas.

O sistema imunológico aprende com suas experiências e lembra de seus encontros. Seus pontos principais são a especificidade e a memória. Ele utiliza duas estratégias diferentes, porém correlacionadas. Os elementos de reconhecimento da resposta imunitária humoral são proteínas solúveis chamadas anticorpos (imunoglobulinas), produzidas por plasmócitos (linfócitos B).

Na resposta imunitária celular, os linfócitos T matam células que apresentam antígenos em sua superfície. Eles também estimulam a resposta humoral, levando a proliferação de células B, as precursoras dos plasmócitos (linfócitos B). Tanto a morte quanto o auxílio são iniciados pela ligação de receptores de células T a antígenos (peptídeos) apresentados pelas proteínas MHC na superfície de células-alvo.

A base molecular destes incríveis processos está sendo rapidamente descoberta. Esta página desvenda de forma suscinta e dinâmica os mecanismos da imunologia molecular e outros temas interessantes ligados a ela.

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos