Imunologia/Imunidade -
Esta página já teve 135.281.950 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.664 acessos diários
home | entre em contato
 

Imunologia/Imunidade

Grupos de diferenciação (cd8 & cd4)

24/06/2003

O avanço mais importante na identificação e análise destes subgrupos de linfócitos T foi à descoberta de que populações funcionalmente distintas expressam diferentes proteínas de membrana. Estas proteínas servem como marcadores fenótipos de diferentes populações linfocitárias. Por exemplo, a maioria dos linfócitos T-auxiliares expressa uma protéina de superfície denominada CD4, e em sua maioria os CTLs (linfócitos T citotóxicos) expressam um marcador diferente, denominado CD8. Portanto, anticorpos contra tais marcadores podem ser usados na identificação e isolamento das diversas populações linfocitárias. Ademais, após uma análise mais aprofundada, foi demonstrado que muitas das proteínas de superfície, que foram inicialmente reconhecidas como marcadores fenótipos para vários linfócitos, desempenhavam papéis importantes nas funções biológicas destas células.

CD4 e CD8 são glicoprotéinas da superfície dos linfócitos T que são expressas em subgrupos mutuamente exclusivos de linfócitos T maduros com padrões distintos de restrição do MHC. CD4 e CD8 servem como moléculas acessórias, por facilitarem as interações dos linfócitos T com as APCs (células apresentadoras de antígenos), ou do CTLs com as células-alvo.

CD4 serve como molécula de adesão intercelular, em virtude de sua afinidade específica pelas moléculas da classe II do MHC, além de transduzir sinais ou facilitar a transdução do sinal mediado por TCR: CD3 através da ligação a molécula da classe II do MHC.

CD8 serve como molécula de aderência intercelular, pela ligação a domínio alfa3 não-polimórficos Ig-similares de moléculas da classe I do MHC, além disso, facilita a transdução do sinal mediado por TCR: CD3 através da ligação de molécula da classe I do MHC.

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos