-
Esta página já teve 132.474.679 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

Endocrinologia/Glândulas

Avaliação pré-operatória com PET-18F-FDG de nódulos de tireóide com citologia indeterminada

12/01/2009

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

 

Resumo

SEBASTIANES, Fernando M. et al. Avaliação pré-operatória com PET-18F-FDG de nódulos de tireóide com citologia indeterminada. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2008, vol. 52, no. 7, pp. 1176-1183. ISSN 0004-2730.

Esse artigo tem o objetivo de discutir o papel da tomografia por emissão de pósitrons (PET) com 18F-FDG na avaliação pré-operatória de pacientes com nódulos de tireóide com citologia indeterminada. Para o cálculo da sensibilidade, foram selecionados todos os estudos com pacientes com carcinoma de tireóide. Para o cálculo da especificidade, foram selecionados apenas estudos desenhados para avaliação dos pacientes com nódulos com citologia indeterminada. O achado de captação focal na PET-18F-FDG relacionou-se com a presença de carcinoma de tireóide na maioria dos estudos. A sensibilidade do exame foi bastante alta na detecção de malignidade tireoidiana, porém sua especificidade variou de 0% a 66%, sendo de 39% em estudo brasileiro. Concluindo, os estudos indicam que a PET-18F-FDG pode reduzir o número de tireoidectomias desnecessárias em pacientes com nódulos de tireóide com citologia indeterminada. Entretanto, o percentual relativamente elevado de resultados falso-positivos, o alto custo, a baixa disponibilidade do exame em países em desenvolvimento e a pouca experiência clínica ainda limitam o uso da PET-18F-FDG com essa finalidade.

Palavras-chave : FDG; PET; Neoplasia folicular; PAAF indeterminada; Tomografia por emissão de pósitrons; Nódulos tireoidianos.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português

 

 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0004-27302008000700015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos