- Curiosidades sobre o coco
Esta página já teve 132.570.380 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.696 acessos diários
home | entre em contato
 

Nutrologia/Alimentos/Nutrição

Curiosidades sobre o coco

24/01/2009

O coco, fruto tropical amplamente cultivado no Brasil, é rico em proteínas, gorduras, calorias, carboidratos, vitaminas (A, B1, B2, B5e C), e ainda em sais minerais, principalmente potássio e magnésio. Por isso, além de saboroso, é considerado um alimento muito saudável, nutritivo.

Do coco, tudo se aproveita. A camada externa serve para fabricar substrato agrícola, capachos, brochas, escovas, estofamentos e tecidos grossos para sacos. A casca dura e usada no artesanato e como fonte de energia térmica (combustível para caldeiras). As partes comestíveis do fruto são: a polpa branca e a água, que podem ser consumidas quando o fruto ainda está verde ou depois de maduro. Da polpa madura extraem-se o leite, coco ralado, o farelo e o óleo. O leite de coco e o coco ralado são usados para preparar uma infinidade de pratos doces e salgados. O farelo é destinado ao consumo animal. O óleo é usado na alimentação e na fabricação de sabão, cosméticos, detergentes.

  • Para alguns estudiosos, os coqueiros começaram a nascer nas costas americanas porque as sementes foram trazidas por correntes marítimas.
  • A palavra coco também designa um folguedo do folclore nordestino, cantado de forma sincopada e dançado em dupla e em círculos.
  • O uso do leite de coco nos alimentos é uma herança cultural deixada pelos escravos que vinham de Moçambique.
  • No Timor, a água de coco é um líquido sagrado usado para abençoar os plantios de milho.
  • Na Segunda Guerra Mundial ela foi injetada em soldados que tinham desidratação grave. Por ter composição parecida com a do plasma sangüíneo, a água de coco pode fazer às vezes de soro fisiológico (somente em casos de extrema necessidade).
  • Fonte:

     

    http://www.sococo.com.br/o_coco/curiosidades/

     

     


    IMPORTANTE

    •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
    • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
    Publicado por: Dra. Shirley de Campos
    versão para impressão

    Desenvolvido por: Idelco Ltda.
    © Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos