Meio Ambiente/Ecologia -
Esta página já teve 132.460.852 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.704 acessos diários
home | entre em contato
 

Meio Ambiente/Ecologia

Cai número de focos de incêndio registrados na Serra Geral do Tocantins em 2008

26/02/2009

 

O número de incêndios na Estação Ecológica (Esec) Serra Geral do Tocantins caiu pela metade no ano passado em relação a 2007. Segundo gestores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lotados na unidade, em 2008 foram registrados 70 focos de calor, índice cinco vezes menor do que a média assinalada nos últimos dez anos. Além da diminuição de incêndios, a equipe conseguiu reduzir o número de áreas queimadas. Os bons resultados se devem a mudanças feitas no sistema de combate ao fogo na Esec.

Os dados fazem parte de um diagnóstico elaborado pelos gestores da unidade, com base no histórico de incêndios na região nos últimos dez anos. O levantamento mostra que em 1998 foram registrados 200 focos de calor. Em 2001, esse número subiu para 300 e, em 2005, ficou acima de 450. Ainda de acordo com o levantamento, de 2001 a 2007, a média foi de 400 incêndios entre os meses de junho e setembro, período em que agricultores e pecuaristas da região realizam queimadas.

Os bons resultados de 2008 são atribuídos às alterações realizadas no sistema de combate ao incêndio, que vão desde ajustes no processo de seleção dos brigadistas até a intensificação da presença em campo para reforçar as atividades operacionais.

A equipe adotou um modelo sistemático de fiscalização e de monitoramento, com rondas contínuas executadas em conjunto com os brigadistas e operações mensais de prevenção e de educação ambiental em parceria com o Ibama e com o Cipama. Nessa linha, entre junho e outubro do ano passado, os gestores realizaram a Operação Fogo Cerrado, que teve grande êxito.

Situada numa região do cerrado considerada das mais vulneráveis ao fogo, a estação ecológica é uma das áreas protegidas que apresentam um dos mais elevados índices de foco de incêndio no País. De acordo com informações da equipe gestora da Esec, os meses de junho e outubro é a época da realização de queimadas para renovação do capim dourado e de pastagens para o gado, período em que satélites registram uma média de 400 focos apenas no interior da unidade.

 

Fonte:

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.inforMMA

 

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos