Receitas Kasher/Cozinha Judaica -
Esta página já teve 134.662.652 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.668 acessos diários
home | entre em contato
 

Receitas Kasher/Cozinha Judaica

A Kashrut e sua lição

04/03/2009

A kashrut é a dieta da alma, o sinal que diferencia nosso povo das demais nações, a mitzvá. que acompanhou e protegeu nossos antepassados  através de tantos séculos de exílio e perseguição. É um sinal fundamental de nossa identidade judaica que constitui, sem sombra de dúvidas, uma prova irrefutável da origem Divina da Torá.
O termo kasher significa apto e, apesar de ser usado com  referência aos alimentos permitidos para consumo, é na verdade um termo  mais abrangente, que também se aplica em outros âmbitos. Por exemplo uma mezuzá, um Sêfer Torá, ou Tefilin podem não ser  kasher para uso.
O Sêfer Vaikrá, o terceiro livro da Torá, na parashá shemini descreve as características que os mamíferos devem reunir para serem considerados kasher: serem ruminantes e terem o casco fendido (por exemplo boi, ovelha e cordeiro). Ambas as condições devem estar presentes e a falta de uma torna o animal taref. Mas a Torá se estende ainda mais nos detalhes. Ela também enumera os quatro animais que apresentam somente uma das condições. Isso quer dizer que os animais não citados ou reúnem as duas condições e são kasher ou não apresentam nenhuma das condições e são taref.
Tendo em vista estes fatos, qualquer  observador inteligente faria duas perguntas:

  1. Como Moshé, que recebeu a Torá no Monte Sinai, próximo ao oriente,  e que obviamente desconhecia a Europa, a América, que nunca visitara o Amazonas, o Sahara e nem os Alpes Suíços, poderia  estar seguro de que não existe no planeta nenhuma espécie com casco fendido e não ruminante a não ser o porco? O mesmo vale para o contrário, que não possuem casco fendido mas são ruminantes a não ser o camelo, a lebre e o coelho? E que desde aquela época até os nossos dias, após mais de três mil anos, a regra continua valendo! A única resposta lógica é que o Criador do mundo, que também criou os animais, ditou seus decretos a Moshé, e estes foram gravados na Torá para as futuras gerações.
  2.  Se a Torá me ensina que necessito das duas condições para a kashrut, por que enumerar as únicas quatro espécies  que possuem somente uma? Devemos saber que nenhum parágrafo da Torá, nem sequer uma letra, é redundante. Tudo aquilo que está escrito tem um significado e uma mensagem profunda. Se, D’s no livre, pensarmos por um instante que a Torá é uma obra humana e não Divina, esta parashá vem e me mostra que não existe uma quinta espécie além das quatro citadas, informação esta sem dúvida fora do alcance de qualquer mortal

O Criador do Universo, para quem mil anos são como um dia, sabia que existiria uma geração como a  nossa, tão sedenta de espiritualidade quanto de provas concretas para reafirmar a fé de seus ancestrais.
            A kashrut e seus sinais. Mais uma prova da origem Divina da Torá.

 
Sinais de Animais kasher


 Regra 1-  Há no mundo somente 3 seres vivos que são ruminantes e não têm o casco fendido ; eles são: o camelo, o coelho e a lebre.
3.Mas, estes não comereis dos que só  ruminam ou só têm casco fendido: o camelo, que rumina e não tem o casco fendido; impuro é ele para vós.5. E o coelho que rumina e não tem o casco fendido; impuro é ele para vós 6. E a lebre, que rumina e não tem o casco fendido; impuro é ele para vós


 Talmud Bavli (tratado de Chulin, Cap. E, folha 59 A):
... O camelo, que rumina mas não tem o casco fendido, governa em seu mundo. Deves saber que não existe outro ruminante e impuro. Por isso o separou a Torá.
 

 Regra 2: Há no mundo somente 1 ser vivo que possui casco fendido mas não é ruminante: o porco.
7. E o porco, que tem casco fendido e é de unha separada em dois mas não rumina: impuro é ele para vós. 8. De sua carne não comereis e no seu cadáver não tocareis: impuros são eles para vós.

Fonte:

 

http://www.kolelrio.com.br/artigos/tora/tor002.asp

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos