Laser -
Esta página já teve 132.479.751 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.703 acessos diários
home | entre em contato
 

Laser

Estudo in vitro da microinfiltração marginal em cavidades submetidas ao tratamento com laser de Er:YAG

22/04/2009

Pesquisa Odontológica Brasileira

 

Pesqui. Odontol. Bras. vol.15 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2001

doi: 10.1590/S1517-74912001000400004 

Dentística

 

Estudo in vitro da microinfiltração marginal em cavidades submetidas ao tratamento com laser de Er:YAG e restauradas com materiais estéticos

In vitro study of the microleakage in cavities submitted to treatment with Er:YAG laser and restored with
aesthetic materials

 

Margareth ODA*
Paulo ZÁRATE-PEREIRA**
Edmir MATSON***

 

 


ODA, M.; ZÁRATE-PEREIRA, P.; MATSON, E. Estudo in vitro da microinfiltração marginal em cavidades submetidas ao tratamento com laser de Er:YAG e restauradas com materiais estéticos. Pesqui Odontol Bras, v. 15, n. 4, p. 290-295, out./dez. 2001.

O objetivo desse estudo foi avaliar, in vitro, a microinfiltração marginal em cavidades de classe V submetidas ao tratamento com laser de Er:YAG e restauradas com materiais estéticos. Foram selecionados 60 dentes humanos e realizados preparos de classe V no terço cervical das faces vestibular e lingual. A técnica restauradora seguiu as especificações dos fabricantes. Os dentes foram divididos em três grupos de 20 dentes: Grupo 1 (controle), Grupo 2: procedeu-se previamente à restauração um tratamento com laser de Er:YAG na superfície do esmalte do ângulo cavo-superficial, Grupo 3: antes da restauração, aplicou-se uma fina camada de cimento de Ca(OH)2 na parede axial. Cada grupo foi dividido em quatro subgrupos e restaurados com materiais estéticos diferentes. Todos os dentes foram submetidos a ciclagem térmica e técnica de infiltração com nitrato de prata a 50%. Com base nos resultados, concluiu-se que existem diferenças entre as doze condições experimentais realizadas. As amostras que apresentaram maior microinfiltração foram, em primeiro lugar, as com tratamento com laser de Er:YAG e restauradas com cimento de ionômero de vidro fotoativado. Em segundo, as tratadas com laser de Er:YAG e restauradas com a técnica do sanduíche (cimento de ionômero de vidro convencional + resina composta fotoativada). Em terceiro, as restauradas com cimento de ionômero de vidro fotoativado, e por último as restauradas com a técnica do sanduíche.

UNITERMOS: Infiltração dentária; Materiais dentários; Lasers.

 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-74912001000400004

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos