AIDS / HIV -
Esta página já teve 132.493.828 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.701 acessos diários
home | entre em contato
 

AIDS / HIV

Tuberculose e infecção pelo HIV no Brasil: magnitude do problema e estratégias para o controle

13/05/2009

Revista de Saúde Pública

 

Resumo

JAMAL, Leda Fátima e MOHERDAUI, Fábio. Tuberculose e infecção pelo HIV no Brasil: magnitude do problema e estratégias para o controle. Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol. 41, supl. 1, pp. 104-110. ISSN 0034-8910.

O objetivo do artigo foi propor, a partir da análise da situação e da interação entre a tuberculose e a Aids, estratégias que minimizem o impacto epidemiológico de uma doença sobre a outra no Brasil. Analisa-se a maneira como políticas de saúde para o controle da epidemia de HIV/Aids - como acesso aos anti-retrovirais, campanhas para o conhecimento precoce da infecção pelo HIV e adesão ao tratamento - impactam as metas de controle da tuberculose. Discutem-se também a implementação de ações para prevenção do aparecimento de tuberculose no indivíduo infectado com HIV, detecção precoce da tuberculose-doença e garantia de adesão ao tratamento. São feitas considerações sobre o papel que o Brasil pode desempenhar no cenário global de desenvolvimento de arsenal terapêutico e a necessidade de trabalho articulado das áreas programáticas de tuberculose e de HIV/Aids.

Palavras-chave : Tuberculose [epidemiologia]; Tuberculose [prevenção e controle]; Antibióticos antituberculose [provisão & distribuição]; Comorbidade; Infecções por HIV [epidemiologia]; Agentes anti-HIV [provisão & distribuição]; Brasil.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português | inglês

 

 

http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-89102007000800014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos