Curiosidades da Dra Shirley - Amora e framboesa
Esta página já teve 133.133.093 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.659 acessos diários
home | entre em contato
 

Curiosidades da Dra Shirley

Amora e framboesa

23/06/2009

A amora é um fruto vermelho, mas pode variar segundo a espécie.Algumas amoras chegam a ficar quase preta quando estão maduras. A amora é um fruto que pode ser cultivado em todo o Brasil, pois se adapta bem a qualquer tipo de solo. A amora vem da árvore chamada amoreira original da Ásia. Possui muitas folhas que proporciona uma sombra confortável e a árvore não fica muito alta.

A amora é um fruto rico em vitamina C que dá ao organismo humano muita resistência para os ossos, dentes e vasos sanguíneos além de prevenir contra doenças. É bastante usada no tratamento de aftas, amigdalite, bronquite, queda de cabelo, catarro, diarréia e doenças nas cordas vocais.

A framboesa por sua vez, é bastante confundida com a amora. A framboesa é um fruto vermelho vivo que também pode ficar quase preta quando muito madura. A framboesa é um fruto de centro oco enquanto a amora é um fruto com polpa homogênea. A framboesa para ser cultivada necessita de cuidados específicos como na temperatura que não deve ser maior que 7ºC.

A framboesa vem da árvore chamada touceiras que precisam ser desmanchadas e levadas para um outro local definitivo para que haja o cultivo do fruto. É preciso o uso de adubos químicos para reparar a acidez das touceiras. As framboesas possuem proteínas, vitaminas A, B1, B5, C, cálcio, fósforo e ferro. A framboesa é usada no tratamento de inflamações como inflamação nas gengivas, garganta, prisão de ventre, reumatismo, doenças do fígado, doenças dos rins, hemorróidas e doenças com febre.

Tanto a amora quanto a framboesa são usadas na preparação de doces, geléias, compotas, iogurtes entre outros. Podemos perceber então, que existem diferenças visíveis entre amoras e framboesas tanto nas características como no uso medicinal. Mas, podem ser usadas para o mesmo fim em produtos alimentícios.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

 

Fonte:

 

http://www.brasilescola.com/frutas/amora-e-framboesa.htm

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos