-
Esta página já teve 132.461.022 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.704 acessos diários
home | entre em contato
 

Notícias da Dra. Shirley

Temporão confirma 1ª morte por gripe suína no Brasil

28/06/2009

Da EFE


 

Brasília, 28 jul (EFE).- O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou hoje a primeira morte por gripe suína no país, registrada em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.


A vítima é um caminhoneiro brasileiro de 29 anos, que contraiu o vírus AH1N1 numa viagem à Argentina.


Ao fazer o anúncio, Temporão lamentou "profundamente" a morte do brasileiro e reafirmou que "todas as providências" estão sendo tomadas para evitar a propagação da doença.


A identidade do morto não foi revelada por respeito à família, mas o ministro deu detalhes do caso do paciente, que ficou na Argentina sete dias e que começou a sentir os sintomas da gripe, como febre, tosse e dor muscular, em 15 de junho, quando ainda estava fora do Brasil.


O caminhoneiro retornou ao Brasil no dia 19 e, um dia depois, foi internado. No dia 23, o estado de saúde do caminhoneiro piorou com o surgimento de um quadro de insuficiência respiratória. O agravamento da situação levou o homem à morte na manhã de hoje.


Temporão pediu calma e disse que no Brasil a transmissão do vírus é "limitada", já que "todos os casos" são de pessoas que contraíram a doença fora do país ou que tiveram um "vínculo forte" com outros pacientes que chegaram do exterior.


O ministro também lembrou que o índice de letalidade no mundo é baixo e nas últimas semanas caiu para 0,4%. Ainda assim, ressaltou que é importante ficar alerta.


"Como é uma doença nova, não há garantias de como será seu comportamento no futuro. Portanto, temos que manter a vigilância", disse o Temporão.


O Ministério da Saúde confirmou hoje 36 novos casos da doença no Brasil, o que fez subir para 627 o total de infectados.


Segundo Temporão, na maioria dos casos os pacientes apresentaram sintomas "leves" e quase todos "receberam alta ou estão em recuperação".


Uma paciente "jovem" permanece internada num hospital do Rio Grande do Sul. Porém, seu estado de saúde começou a melhorar nos últimos dias, segundo as autoridades sanitárias.


Outros 477 pacientes apresentam sintomas similares aos da gripe suína e aguardam os resultados de exames laboratoriais para a confirmação ou não do diagnóstico, segundo o boletim do Ministério da Saúde divulgado ontem. EFE


Fonte:
 
 
 
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos