-
Esta página já teve 132.448.136 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

Gastroenterologia/Proctologia/Fígado

Como proteger seu fígado dos excessos

07/07/2009

 

O fígado humano tem limiar médio de 80g, equivalente a seis latinhas. Beba menos que isso e a probabilidade de dano hepatotóxico será reduzida.

Multiplique o teor alcoólico da bebida, que está no rótulo, pela quantidade de mililitros ingeridos. Ex.: Cerveja 0,05 X 355ml = 17,75. Você terá que parar na quarta latinha

Perca peso. A gordura encontrada em seu abdome saliente pode comprimir os intestinos, dificultando a absorção e estimulando bactérias a fermentarem as sobras desencadeando doenças.

Faça check-ups periódicos, pois, doenças como a esteatose hepática (ou doença hepática gordurosa) causa, no máximo um desconforto do lado direito do abdome.

Evite tomar Paracetamol (acetaminofen), pois o mesmo libera um subproduto danoso que destrói as células do fígado, e o álcool potencializa esse fenômeno.

Se você toma algum remédio há muito tempo fique atento, e peça a seu medico um teste de função hepática. Anabolizantes e drogas como a cocaína são extremamente tóxicos.

Trate seu fígado com respeito. Lave tudo antes de comer, evite contato sexual sem proteção e tome cuidado com os frutos do mar.

Fonte:

 

http://www.dica.info/como_proteger_seu_figado_dos_excessos.html

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos