-
Esta página já teve 133.109.212 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.664 acessos diários
home | entre em contato
 

Arte/Cultura/Diversão/Agenda

Quartinho das Bagunças no Teatro Ressureição em São Paulo

31/07/2009

 

 

QUARTINHO

 

 

DAS

 

 

BAGUNÇAS

 

 

 

 

 

 

Cia Clara Teatral:


A Cia Clara Teatral fundada em 2005 pelo dramaturgo, diretor e ator, Rodrigo Romão Batista,  com objetivo de pesquisa teórica e prática de inúmeras linguagens para teatro infantil, buscando  a inovação estética e temática, desmistificando padrões estabelecidos e recorrentes do gênero trabalhado.  Do inicio das pesquisas e experimentações até os meados do ano de 2007, a Cia Clara Teatral elaborou algumas montagens em caráter estritamente experimental, para serem apresentadas no município de sua sede, Mogi das Cruzes - SP e em outras cidades do Alto Tiete, Vale do Paraíba e grande São Paulo, inclusive sendo premiados em Festivais Nacionais da região, com Carro-Céu de Rodas e O Príncipe Sapo. Até que em meados de 2007, com a introdução da diretora, artista plástica e produtora Thalita Benigno Franco, no grupo mogiano, surge a intenção da primeira montagem da Cia Clara Teatral, com espetáculo Quartinho das Bagunças, que depois de seis meses de pesquisa, concepção e ensaios,  estréia com sucesso.

 

 

Sinopse – QUARTINHO DAS BAGUNÇAS:

 

Um menino procura sozinho em seu quarto, um amigo. Logo, os objetos espalhados pelo ambiente são transformados em personagens. Nesta busca pela amizade, baseada no jogo do imaginário infantil, é elaborado o espetáculo em técnicas de animação pela Cia Clara Teatral.

 

 

Resumo Por Onde Caminhou:

 


Espetáculo selecionado para significativos Festivais Nacionais, como de Goiânia - GO, Campo Mourão - PR e Juiz de Fora – MG, tivera sua pré-estréia na Instituição São Lourenço, com fins beneficentes, e sua estréia no Teatro Vasquez em Mogi das Cruzes, sendo selecionado para o projeto de Férias do mesmo município, como também no Projeto de Popularização do Teatro pela cidade de Santo André - SP, apresentando no Teatro Municipal da respectiva cidade.

Apresentando em inúmeras cidades do estado de São Paulo, como a Capital do mesmo, São Bernardo, Rio Claro, Mauá, Ribeirão Pires, Guarujá, Lorena, Cruzeiro, Taubaté, entre outras em teatros municipais e particulares, como em instituições e escolas. Atualmente em cartaz no Teatro do Colégio Santa Cruz em São Paulo-SP, todos os finais de semana dos meses de Maio e Junho.     

 

 

Linguagens do Espetáculo:

 

 

Utilizamos no espetáculo o teatro de animação, vindo de uma pesquisa experimental e teórica do grupo em relação a matéria inerte, o objeto, dando caracteres lúdicos na criação dos seres animados, explorando a riqueza inesgotável do jogo imaginário infantil, estudado por teóricos da psicologia infantil como Piaget e Vygotsky.  

 

Com base nas discussões de Vygotsky, é possível desdobrar a idéia de que a atuação no plano imaginário é uma experiência que propicia à criança compreender aquilo que caracteriza os personagens, as relações sociais em que ele se insere e as regras de comportamento implicadas. Pode-se dizer que esse aspecto do brincar é fundamental pelo trabalho de elaboração que é feito sobre as imagens de membros do grupo social e sobre modos culturais de agir e de estabelecer relações interpessoais.

 

Mas o espetáculo não se abdica da linguagem verbal, trazendo prosaicamente à poeticidade da fala cotidiana; sonora e figurativa, associando-a por semelhança, dando tal riqueza estética.

 

Também é utilizada a interpretação calcada em influencias da linguagem do clown, que amplia a visão crítica das características e vicitudes das relações exposta nos personagens.

 

 

 

 

 

Sonoplastia ao Vivo:

 

 

Composta pelos músicos Thyago e Vitor Braga, tem como função ilustrar à cena de forma funcional. Sendo uma trilha ao vivo: exposta no espaço-tempo da ação dramática, segue as nuanças variadas do espetáculo, sendo muito mais associativa, significante e sincrônica com o mesmo.

 

 

Desenvolvimento da Temática:

 

 

A arte tem como função primordial a humanização do indivíduo. Pensar em teatro infantil, antes de tudo, é pensar em Arte e, como tal, é ter claro que a formação do indivíduo é mediada pelas relações artístico-culturais existentes na sociedade. Nosso espetáculo enfoca e reflete a sociedade de forma ampla e critica na lúdica concepção de seu infanto e clown protagonista, desde a cultura massifica e banalizada, na cena inicial do personagem animado “Palhaço Pança”, ao autoritarismo e a exacerbação do poder na figura do “Rei Sapo”, e no âmbito geral do espetáculo: na rejeição dos valores humanos pelas ideologias individualistas da sociedade contemporânea.

 

 

 

 

 

Condições Técnicas:

 

 

A – Titulo:

           Quartinho das Bagunças.

 

B – Público-alvo:

           Todas as idades.

 

C – Espaço:

           Espetáculo elaborado para apresentações em teatros e espaços não tradicionais, como salões, anfiteatros e praças, exigindo a disposição frontal do publico em relação à ação cênica.

 

D – Duração:

            Da apresentação: Cerca de quarenta minutos.

            Da montagem do cenário: Cerca de uma hora e meia.

            Para afinar a iluminação (caso o necessário): Cerca de duas horas. 

           Retirar o cenário: Cerca de uma hora.

 

E – Elenco:

           Um ator, dois músicos, um técnico de luz, e uma produtora.

 

 

 

 

 

 

Ficha Técnica:

 

 

Realização do espetáculo:

Cia Clara Teatral.

 

Interpretação e Animação:

Rodrigo Romão Batista.

 

Criação da Sonoplastia e Música:

Thyago Braga.

 

Músicos:

Thyago Braga.

Vitor Braga.

 

Criação dos Bonecos e Cenografia:

Rodrigo Romão Batista.

 

Operação de luz:

João Vitor Catharino.

 

Dramaturgia:

Rodrigo Romão Batista.

 

Direção:

Rodrigo Romão Batista.

Thalita Benigno Franco.

 

Produção:

Thalita Benigno Franco.

 

 

 

Contato:

 

(11) 7120-9661.

(11) 2713-9658.

(11) 4724-8061.

 

ciaclarateatral@ig.com.br

 

 

 



 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos