Curiosidades da Dra Shirley -
Esta página já teve 133.101.413 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.662 acessos diários
home | entre em contato
 

Curiosidades da Dra Shirley

Maratona da Via Láctea

28/08/2009
Maratona da Via Láctea      

Como você vê a Via Láctea na sua cidade?

Escorpião e a poluição luminosa

Foto: J. C. Diniz

Você ainda consegue ver a Via Láctea da cidade aonde mora ? Ou pertence à legião cada vez maior de brasileiros que nunca conseguiu divisá-la ? Você já reparou que pode ver muito mais estrelas quando viaja para cidades pequenas ou para áreas rurais longe das grandes cidades ?

Você já notou, ao se aproximar (de avião ou mesmo de carro) de uma grande cidade à noite, a enorme bolha luminosa que se formou sobre ela ? Tudo isso tem um nome: desperdício de energia (por incrível que possa parecer, até 30 a 40% da energia elétrica consumida para a iluminação pública podem ser perdidos dessa forma). Mas esse desperdício é geralmente mais conhecido por uma expressão mais "elegante": a Poluição Luminosa (PL).

A poluição luminosa é geralmente causada por iluminação artificial inadequada, sendo principalmente resultado de luminárias incorretamente projetadas ou mal escolhidas para as aplicações a que se destinam.

Devido a esses erros (geralmente resultados simplesmente do desconhecimento do problema), uma parcela significativa da energia elétrica consumida (e paga por todos nós) é desviada para iluminar o céu, que não tem a menor necessidade de ser iluminado. Isso em vez de iluminar o chão, aonde ela é realmente necessária.

Como subproduto, às vezes cria-se uma falsa sensação de segurança quando se é ofuscado por luzes noturnas. O ofuscamento não torna o local mais seguro. Mas, antes que você pense que os astrônomos são malucos que querem apagar todas as luzes das cidades para que eles possam olhar as estrelas enquanto o restante da população é assaltada ou coisa semelhante, é bom que fique claro que somos apenas contra o desperdício: não queremos apagar as cidades, mas sim cuidar para que elas sejam iluminadas de forma mais eficiente e econômica, com a luz sendo dirigida para onde ela é necessária: o chão, e não o céu.

Se conseguirmos isto, então a nossa visão do céu noturno será automaticamente melhorada. O primeiro passo para se resolver qualquer problema é reconhecer que ele existe. E é justamente para conscientizar a população brasileira dos efeitos indesejados da poluição luminosa que está sendo lançada a campanha "Maratona da Via Láctea", que será realizada em diversas cidades brasileiras em quatro períodos nos meses de junho a setembro de 2009, o Ano Internacional da Astronomia. São as seguintes esses períodos:

Entre 20 e 28 de junho de 2009
Entre 18 e 26 de julho de 2009
Entre 15 e 23 de agosto de 2009
Entre 12 e 20 de setembro de 2009

Durante esses períodos, os Nós Locais da rede do IYA2009 promoverão sessões regulares de observação astronômica abertas ao público e gratuitas, nas quais cada participante poderá, com orientação do pessoal do Nó, fazer a sua própria medida da intensidade da poluição luminosa em sua cidade e entender o que ela traz de prejuízos ao céu noturno, ao meio ambiente e aos nossos bolsos. Você terá também uma idéia de quantas estrelas está deixando de ver na sua cidade em função da PL.

Lembrem-se: os responsáveis pela realização do programa em sua cidade serão os Nós Locais respectivos. Você poderá verificar qual é o Nó Local mais próximo de sua cidade aqui neste site mesmo, simplesmente clicando no link "Lista de Nós Locais", no menu "Rede IYA2009", à esquerda da página de abertura do site. Neste link há endereços dos sites de todos os Nós Locais, que você poderá contatar diretamente para saber como e quando participar. Ou, opcionalmente, você poderá consultar o "Calendário de eventos" neste site para verificar quando há evento previsto para a sua cidade e aonde exatamente ele irá ocorrer.

Se você quiser saber mais sobre a PL, pode consultar uma série de sites úteis sobre o tema. Alguns deles são:

Dark Skies Awareness (IYA2009)
International Dark-Sky Association
National Geographic
Cerro Tololo Interamerican Observatory
Odilon Simões Corrêa
Roberto Silvestre 
José Carlos Diniz

Para a mídia em especial:
Informações adicionais e dados específicos sobre a situação nas suas cidades podem também ser obtidas através de contatos com os "Pontos Focais" desta campanha em todo o Brasil. Tratam-se de astrônomos profissionais ou amadores, perfeitamente familiarizados e plenamente habilitados para falar sobre o problema da PL e seus efeitos. São os seguintes os "Pontos Focais" e seus emails para contatos:

No Estado do Rio Grande do Sul:
Maria Helena Steffani (Planetario de Porto Alegre, UFRGS) helena.steffani@ufrgs.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Ivandel Xavier Lourenço (Laboratório de Astronomia da Faculdade de Física da PUCRS) ivandel.lourenco@pucrs.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

No Estado de Santa Catarina:
Antonio Kanaan (Grupo de Astrofísica da UFSC) astro@astro.ufsc.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Adolfo Stotz Neto (GEA - Grupo de Estudos de Astronomia, Florianópolis) adolfostotz@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Antonio Nóbrega (Grupo de Estudo em Astronomia da Unochapecó) nobrega@unochapeco.edu.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Daniel Iunes Raimann (Espaço Astronomia UDESC) espaco_astro_udesc@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

No Estado do Paraná:
Miguel Fernando Moreno (Grupo de Estudos e Divulgação de Astronomia de Londrina) astronomogedal@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tiago Giorgetti (GRUPO SpySky, Foz do Iguaçu) tiago@spysky.org Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Juliana Hoy (CACEP, Cutitiba) juli_hoy@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

No Estado de São Paulo:
Augusto Damineli (Coordenação Nacional do IYA2009, São Paulo) damineli@astro.iag.usp.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tasso Napoleão (Coordenação Nacional do IYA2009, São Paulo) iya.br.amateur@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Roberto Dias da Costa (Instituto Astronomico, Geofísico e de Ciencias Atmosféricas da USP) roberto@astro.iag.usp.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
André Izecson Carvalho (CASP - Clube da Astronomia de São Paulo) andre.izecson@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Marcos Rogério Calil (Planetário de São Paulo) mcalil@prefeitura.sp.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Rodolfo Langhi (Observatório Astronõmico da UNESP, Bauru) rlanghi@fc.unesp.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Gustavo Rojas (Observatório Astronômico da UFSCAR, São Carlos) grojas@ufscar.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
José Dirceu Nardone (GEARC - Grupo de Estudos Astronomicos de Rio Claro) profdirceunardone@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Alexandre C. D. Neves (Centro Integrado de Ciência e Cultura, S.J. do Rio Preto) planetario@centrodeciencias.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

No Estado de Minas Gerais:
Mariangela de Oliveira-Abans (LNA - Laboratorio Nacional de Astrofísica, Brasópolis) mabans@lna.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Renato Las Casas (UFMG, Belo Horizonte) renato@fisica.ufmg.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Eduardo Pimentel (CEAMIG - Centro de Estudos Astronomicos de Minas Gerais, Belo Horizonte) pimentel.eduardo@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

No Estado do Rio de Janeiro:
Flavia Pedroza Lima (Fundação Planetario da Cidade do Rio de Janeiro) flavia.lima@planetario.rio.rj.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
José Carlos Diniz (Grupo NGC, Rio de Janeiro) diniz.astro@terra.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

No Estado de Alagoas:
Adriano Aubert Silva Barros (CEAAL) adrianoaubert@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

No Estado da Paraíba:
Caio Correia (APA - Associação Paraibana de Astronomia) caio.correia@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

No Estado do Maranhão:
Ricardo Costa (GEAST - UEMA) mr_jcosta@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

No Estado do Ceará e outros do NE:
Dermeval Carneiro (Planetário de Fortaleza) dermeval@educa.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

No Distrito Federal e Estados do Centro-Oeste e Norte:
Antonio Coelho (CAsB) anccoelho@uol.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Marcelo Domingues (CAsB) ayatola@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Fonte:

 

http://www.astronomia2009.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=174:maratona-da-via-lactea&catid=1:comunicados-iya2009&Itemid=50

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos