-
Esta página já teve 132.571.693 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.697 acessos diários
home | entre em contato
 

Nutrologia/Alimentos/Nutrição

Importante: Quais são as dietas orais hospitalares especiais e suas características?

01/09/2009

As dietas orais hospitalares especiais são as que necessitam de alteração em algum nutriente para serem utilizadas em situações específicas. Dentre elas fazem parte a dieta hipogordurosa, a hipoprotéica e para diabéticos.

A dieta hipogordurosa é utilizada em pacientes com doenças hepática, pancreática e da vesícula biliar. Toda a gordura de adição é retirada (óleo, azeite), assim como os alimentos ricos em gordura (frios, queijos, carnes gordas, gema do ovo etc).

A dieta hipoprotéica é indicada para doentes renais, que necessitam da restrição da proteína da dieta, por isso são retirados os alimentos de origem animal (carnes, queijos, ovo, dentre outros).

A dieta para diabéticos é recomendada para o controle do açúcar em pacientes diabéticos compensados. É isenta de açúcar de adição e de alimentos que possuam açúcar de adição, como por exemplos, doces.

O oposto também pode ocorrer, quando há a necessidade de aumento de nutrientes, como a proteína, então chamada dieta hiperprotéica. É indicada em infecções, quando há a necessidade de aumento do aporte calórico, dentre outros.


Bibliografia (s)

Maculevicius J e Dias MCG. Dietas Orais Hospitalares. In: Waitzberg DL. Nutrição Oral, Enteral e Parenteral na Prática Clínica. 3 ed. São Paulo; Atheneu, 2000. p.465-79.

 

Fonte:

 

http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=1&id=341

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos