-
Esta página já teve 135.335.667 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.660 acessos diários
home | entre em contato
 

Arte/Cultura/Diversão/Agenda

Exposição: síntese do percurso poético de Segall

08/09/2009
O corpo na pintura de Segall
Os caminhos percorridos por Lasar Segall (1891 - 1957), desde o momento em que deixou a cidade natal de Vilna, na Lituânia, em 1906, para fazer sua formação artística na Alemanha, vindo desembarcar no Brasil em 1923, podem ser acompanhados de perto no roteiro proposto pelas catorze obras desta mostra.

São pinturas e uma escultura que representam a síntese do percurso poético de Segall - de início refletindo admiração libertária pelos impressionistas alemães, a seguir marcando lugar de destaque na geração dos jovens expressionistas, mais adiante vivenciando a mitologia de renascimento no Novo Mundo, traduzida pela identificação com os negros e com as cores e luzes das terras brasileiras, até chegar à pintura reflexiva e intimista dos anos 1940 e 50.

Durante os quatro anos em que viveu em Paris, de 1928 a 32, Segall começou a esculpir e essa experiência no manuseio da argila foi incorporada à pintura. Suas telas, desse momento em diante, passam a exibir uma matéria granulosa, resultante do acréscimo de areia à tinta a óleo, e as figuras também ganham corpo, exibindo formas arredondadas, solidamente ligadas à terra.

Seus temas são recorrentes: interiores, a figura humana em primeiro plano, um olhar compassivo sobre as questões sociais, a cumplicidade entre os seres, expressa no simbolismo das duas amigas, da maternidade, dos grupos de animais no campo.

Figurativo convicto, o encontro de Segall com a paisagem de Campos do Jordão é um encontro com a natureza enquanto 'coisa', como queria Cézanne. As montanhas e florestas repercutem no corpo de sua pintura, com a sutileza que pede o espírito, como memórias da infância vivida nos bosques de Vilna.

Serviço:
Local: Museu Lasar Segall – IBRAM / MinC
Vernissage: 25 de julho, das 17h00 às 19h30
Período: de 26 de julho a 27 de setembro de 2009
Funcionamento: de terça a sábado, das 14h00 às 19h00; domingo e feriados, das 14h00 às 18h00.
Entrada gratuita

Fonte:

 

http://www.museusegall.org.br/lsFetchItem.asp?sMenu=L003&sTipo=5&sItem=663

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos