- Visite o Instituto Cultural Inhotim em Minas Gerais
Esta página já teve 133.101.464 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.662 acessos diários
home | entre em contato
 

Arte/Cultura/Diversão/Agenda

Visite o Instituto Cultural Inhotim em Minas Gerais

15/09/2009

Hélio Oiticica e Neville D’Almeida, Cosmococa 5 Hendrix War, 1973, foto: Eduardo Eckenfels

Com um acervo de, aproximadamente, 500 obras de mais de 100 artistas, a coleção de Inhotim vem sendo formada desde meados de 1980, com foco na arte produzida internacionalmente nos anos 1960 até os nossos dias. Pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e instalações de renomados artistas brasileiros e internacionais são exibidos em galerias espalhadas pelo parque botânico.

Pavilhões abrigam exposições permanentes de Tunga e Cildo Meireles. Em março de 2008, foram inauguradas duas novas galerias, uma dedicada a obras da artista Adriana Varejão e a segunda para abrigar o trabalho Neither (2004), da artista colombiana Doris Salcedo. Uma série de projetos especialmente comissionados por Inhotim estão atualmente em andamento e envolvem artistas como Doug Aitken, Matthew Barney, e Pipilotti Rist.

Inhotim conta com uma direção artística que pretende responder às próprias características complexas da instituição. A curadoria está a cargo de Allan Schwartzman, Jochen Volz e Rodrigo Moura. O fato de ser dividida entre profissionais, respectivamente, dos Estados Unidos, da Alemanha e do Brasil, é um reflexo de como a instituição pensa internacionalmente, promovendo livre trânsito entre a arte produzida no Brasil e no exterior. Os curadores são responsáveis, conjuntamente, pelas exposições e pela expansão da coleção, além de darem apoio de conteúdo ao desenvolvimento institucional de Inhotim com projetos de educação e publicações, e outros aspectos da política cultural da instituição.

Bienalmente uma nova mostra é apresentada, com o intuito de divulgar as novas aquisições e criar reinterpretações da coleção, e novos projetos individuais de artistas são inaugurados, fazendo de Inhotim um lugar em constante evolução.

Hélio Oiticica, Invenção da cor, Penetrável Magic Square # 5, De Luxe, 1977, foto: Carol Reis

Estamos abertos a visitação pública às quintas e sextas-feiras, das 9h30 às 16h30 - sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

O valor da entrada é de R$15,00

Meia-entrada
(R$7,00) para maiores de 60 anos e estudantes (mediante apresentação de carteira específica da escola ou faculdade, dentro do prazo de validade e com foto). Portadores do cartão do Clube de Assinantes do Estado de Minas e cartão Petrobras ganham 50% de desconto na compra de 2 ingressos.

Entrada gratuita
para menores de seis anos.


COMO CHEGAR:

De carro: clique aqui para ver o mapa.

De ônibus empresa Saritur: Aos sábados e domingos, com saída da Rodoviária de Belo Horizonte às 9h (plataforma F2) e retorno às 16h. O percurso tem a duração de 1h30.

Informações pelo telefone: 31 3419 1800 ou 32728525


Confira a previsão do tempo clicando aqui.

Existem diferentes modalidades de visitas orientadas. Escolha uma delas, fique atento aos horários e seja bem-vindo!

Nossa Central de Atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Tel: (+ 55 31) 3227-0001 e-mail: info@inhotim.org.br

 
Fonte:
 
 
 
 
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos