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Nutrologia/Alimentos/Nutrição

Influenza A H1N1 - Recomendações alimentares

19/09/2009

                                  11/08/2009

 

 

Autor / autora:   Prof. Dr. Odair Alfredo Gomes                           Dra. Iris Rabelo

                            Laboratório Morfofuncional                               Rua da Conceição, sala 1803 C-
                           
Faculdade de Medicina – Unaerp                      Centro - Niteroi

                            Tel.: 36036744 - 36036795                                  Tel: 30212002 - 27175181 -
                                                                                                          99360329

 

 

Revisto / aprovado por:    Brigitte Olichon                 brigitte.olichon@gmail.com

(Autora da nota abaixo)    Nutricionista, professora na FASE e preceptora de estágio no Posto
                                            de Saúde da Família da Nova Cascatinha – Petrópolis - RJ

                                         

 

1) ATENÇÃO: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os
dentes, antes da escovação.

 

2) Reforce o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, para
estimular a ação do sistema imunológico e potencializar seu funcionamento, preparando suas
células brancas do sangue (neutrófilos), os linfócitos (células T), as células B e células
matadoras naturais; essas células B produzem anticorpos importantes que correm para
destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores; as células T
controlam inúmeras atividades imunológicas e produzem duas substâncias químicas
chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores.

 

3) Tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em
ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus; não a tome
gelada, prefira água natural e água mineral de boa qualidade.

4) Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito
muco e dificulta a cura.

 

5) Use e abuse do iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.

 

Nota:

Parece estranho negar o leite e recomendar o iogurte natural, que é derivado de leite, mas
ocorre o seguinte: o leite, em sua forma fluida, contém açúcares e proteínas
íntegros, e sua
ingestão promove, de fato, aumento na produção de muco; é sabido que muitas pessoas,
inclusive, têm intolerância ao açúcar do leite (lactose) ou à proteína do leite (caseína),

apresentando diarréia e outros quadros inflamatórios; já o iogurte tem estas substâncias
hidrolisadas (fragmentadas), porisso sua consistência e sabor ácido; além disso, quem
hidrolisa açúcares e proteínas do leite para que se torne iogurte são microorganismos (os
famosos lactobacilos) e estes têm ação fundamental na promoção da imunidade porque
restauram a flora intestinal, que é onde se dá a absorção dos nutrientes que ingerimos:
porisso são chamados probióticos, isto é, em favor da vida; qualquer pessoa pode e deve
tomar iogurte, mesmo aqueles que têm intolerância ao leite; um porém: esta-se falando do
iogurte natural, sem aditivos químicos (corantes e aromatizantes); êstes muitas vezes nem
são iogurte, e, mesmo que o sejam, têm tanta química que a ação probiótica fica
comprometida; assim, embora ambos tenham, como base, o leite, são alimentos
completamente diferentes.                                                                                                      

 

6) Coloque bastante cebola na sua alimentação.                            

 

7) Use e abuse do alho, excelente para o seu sistema imunológico.

 

8) Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco,
beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi
e semente de abóbora).

 

9) Faça uma dieta vegetariana: vegetais e frutas.

                                    

10) Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema
imunológico.

 

11) O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que
destrói o vírus da gripe.

 

12) Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais
como carnes vermelhas e derivados.

 

13) Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados.

 

14) Evite o consumo de açúcar e doces, que também deprimem o sistema imunológico, além
de aditivos químicos em geral.

 

 

 

 

 

 

 


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