-
Esta página já teve 133.107.147 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.663 acessos diários
home | entre em contato
 

Arte/Cultura/Diversão/Agenda

Polígono Revisitado, do italiano Alessio Silvestrin, e Gnawa, do espanhol Nacho Duato

22/10/2009
São Paulo Cia de Dança estreia espetáculo com música ao vivo
Espetáculo Passanoite. Foto: Reginaldo Azevedo

A São Paulo Companhia de Dança estreia Passanoite, da coreógrafa Daniela Cardim, com trilha sonora executada ao vivo pelo Grupo Quintal Brasil, no Teatro Alfa. Completam o programa as peças Polígono Revisitado, do italiano Alessio Silvestrin, e Gnawa, do espanhol Nacho Duato. A Cia. fica em cartaz de quinta a domingo (22 a 25 de outubro).

Passanoite é uma coreografia de construção musical, ligada estruturalmente às criações que o Quintal Brasileiro executa ao vivo. A São Paulo Companhia de Dança reitera sua proposta de congregar nomes consagrados e novos talentos e recebe Daniela Cardim para criar mais uma peça para o seu repertório.

Daniela inclui em seu currículo uma atuação destacada no Balé Nacional da Holanda, onde ingressou há uma década e sua pesquisa coreográfica busca novos limites para a técnica clássica. Já o Quintal Brasileiro é um quinteto de cordas cuja proposta é diluir as fronteiras entre a música instrumental brasileira e a música erudita. Formado por musicistas que atuam em importantes orquestras brasileiras, interpreta um repertório que evidencia uma abrangente pesquisa dedicada à produção brasileira contemporânea e que contempla compositores como André Mehmari, Mário Manga, Hermelino Neder e Marcelo Petraglia, autores das músicas deste espetáculo.

Também alinhada com a proposta da Companhia de abordar o repertório da dança num espectro amplo, Polígono Revisitado une o rigor clássico e a linguagem contemporânea. Criação do italiano Alessio Silvestrin, foi elaborada a partir da obra Oferenda Musical, de Johann Sebastian Bach, revisitada pelo grupo belga Het Collectief, exemplificando nos movimentos a estrutura da música.

A coreografia apresentada nesta montagem é uma versão reduzida e alterada daquela apresentada em 2008, na estreia da Companhia. Dos 60 minutos iniciais, a obra está mais enxuta, com 30 minutos, e suas partes se articulam por contrastes mais claros.

Por fim, a obra que completa o programa, Gnawa, presente no repertório do grupo desde março de 2009, é de autoria de Nacho Duato e é inspirada no universo étnico e religioso de uma confraria mística muçulmana do norte da África. De origem sub-saariana, os gnawa incorporam cantos às suas práticas espirituais, e Duato adotou, como base da coreografia, canções dessa comunidade. Gnawa dá continuidade à pesquisa iniciada em Mediterranea, que assinala um interesse do artista espanhol pelos ritmos ancestrais da região. Gnawa estreou em 2005, e, como muitas das criações de Duato, busca um equilíbrio entre o clássico e o contemporâneo, como entre o local, o particular (no caso, a cultura mediterrânea) e o universal, as questões simbólicas que renovadamente propõe a arte.

A COMPANHIA

A São Paulo Companhia de Dança, que tem como diretoras Iracity Cardoso e Inês Bogéa, foi criada em 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo por meio de sua Secretaria de Estado da Cultura. A SPCD tem a atribuição de tornar a dança cênica acessível ao grande público, por meio de espetáculos, programas educativos e de formação de platéias. Procura, assim, desenvolver projetos de integração entre a dança e outras áreas do conhecimento, criando espaços para debates e discussões. Para tanto, a Companhia atua em três vertentes interligadas: Produção de Espetáculos, Programas Educativos e Programas de Registro e Memória.

São Paulo Companhia de Dança
Teatro Alfa
R. Bento Branco de Andrade Filho, 722  Santo Amaro | fone 11 5693 4000
Ingressos: R$ 40 a R$ 60
www.teatroalfa.com.br | www.ingressorapido.com.br
De 22 a 25 de outubro (quinta e sábado, às 21h, sexta, às 21h30, e domingo, às 18h)
Programa: Polígono Revisitado, de Alessio Silvestrin, Passanoite, de Daniela Cardim, e Gnawa, de Nacho Duato.




Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA SEC
Data: 17/10/2009
 
Fonte:
 
 
 
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos