-
Esta página já teve 133.139.677 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.660 acessos diários
home | entre em contato
 

Arte/Cultura/Diversão/Agenda

Rosana Lamosa em São Paulo

26/10/2009



É reconhecida como uma das mais importantes sopranos brasileiras com experiência nos palcos do Brasil e exterior. Presença frequente nos principais palcos de ópera, esteve em memoráveis montagens de La Traviata , LElisir DAmore, Carmen ,La Bohème , Don Giovanni ; na célebre Manon do Festival de Manaus, na estreia brasileira de Magdalena de Villa-Lobos, na primeira produção brasileira do Anel do Nibelungo de Wagner, além das estreias mundiais da ópera Alma de Claudio Santoro e de Dom Casmurro e A Tempestade de Ronaldo Miranda. Interpretou Cecy em Il Guarany no Teatro Sao Carlos de Lisboa, Armide de Gluck no Festival de Buxton na Inglaterra, Rigoletto em Detroit. Excursionou pela Ásia e Austrália.
Desenvolve uma importante carreira como concertista em obras como de A Criação de Haydn, Requiem e Missa em dó menor de Mozart, Carmina Burana, 4 Últimas Canções de Richard Strauss, nas Sinfonia de Mahler, 9ª Sinfonia de Beethoven , Lobgesang de Mendelssohn, Te Deum de Dvorak, Magnificat e nas cantatas e missas de Bach
Apresentou-se para o Papa João Paulo II, por ocasião de sua visita ao Brasil em grande concerto no Maracanã.
Ganhou o APCA de melhor cantora em 1996 e o Prêmio Carlos Gomes em 1999 e 2002 por sua carreira de destaque na música lírica.
Sua discografia inclui as Canções de Amor de Claudio Santoro e Vinícius de Moraes com Marcelo Bratke (selos Quartz/Clássicos), a ópera Jupyra de Francisco Braga com a Osesp (selo Bis), as Bachianas Brasileiras nº 5 de Villa–Lobos com a Nashville Symphony Orchestra (selo Naxos), a obra completa para canto e piano de Gilberto Mendes e mais recentemente a Missa de Nossa Senhora da Conceição do Padre José Maurício Nunes Garcia acompanhada pela OSB –Orquestra Sinfônica Brasileira (selo Biscoito Fino) .
Dedica-se também ao ensino do canto, como professora conferencista da faculdade de música da USP-Ribeirão Preto e como convidada do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.
Iniciou os estudos musicais no Rio de Janeiro com Vera Canto e Mello e Alda Bonfin, aperfeiçoando-se mais tarde com Leilah Farah em São Paulo e com o maestro Franco lglesias no Center of Opera Performance de Nova York.
Entre seus últimos trabalhos destacam -se a 9ª Sinfonia sob regência de Kurt Masur, as Quatro Ultimas Canções de Strauss , além dos papéis de Melisande, Mimi , Violetta, Marie em La Fille du Regiment, Gilda, Micaela e Lucy em O Telefone de Menotti.

Vídeo no Youtube de Rosana Lamosa:
Rosana Lamosa, La Fille du Regiment http://www.youtube.com/watch?v=3s46o85k7LM

Luis Gaeta graduou-se em canto no Instituto Superior de Artes do Teatro Colón, onde também é professor. Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios, destacando-se: Fundação Teatro Colón em (1979 e 1980), Instituto Internacional Wagner 1979, Domenico Zipoli (1980), Associação Verdi (1984, 1985 e 1989), Associação de Críticos Musicais (1990, 1992 e 1995), Fundação Konex (1999).
Na Europa interpretou: Rigoletto, I Pagliacci, Bodas de Fígaro em Bregenz; Samson e Dalila, Tosca e Don Giovanni em Palma de Mallorca. Nos Estados Unidos, Santa Bárbara, interpretou a obra Estancia, de A. Ginastera. No Teatro Colón, interpretou os papéis protagonistas para sua voz das óperas La Fanciulla del West, Guerra e Paz, Pique Dame, Werther, La Bohème, Mahagonny, El caso Makropulos, Barbeiro de Sevilha, Fausto, Yolanta, Bodas de Fígaro, I Pagliacci, Os Contos de Hoffman, O Amor por três Laranjas, Madame Butterfly, Don Carlos, Romeu e Julieta, Rigoletto, Don Pasquale, Fedora, Lucia di Lammermoor, Il Trovatore, L"Elisir D"Amore, entre outras. Cantou com a Orquesta Sinfônica de Israel sob a regência de Zubin Metha, assim como trabalhou com renomados maestros como M. Arena, O.de Fabritis, M.Pradelli, R. Gandolfi. Gravou em CD, nos estúdios de Abbey Road, junto a Sinfônica de Londres, Estancia de A. Ginastera, para a gravadora BMG; e o rol de Germont na ópera La Traviata. Cantou junto a grandes artistas como: Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, Pierro Cappuccilli, Regine Crespin, José Van Dam, Ferruccio Furlanetto, Leona Mitchel, Dolora Zajik, Mirella Freni, entre outros. Em 2003, substituiu Leo Nucci no rol de Tonio (I Pagliacci), no Teatro Municipal de Santiago, Chile.
Participou como jurado em Viña del Mar, Chile, junto a Luigi Alva. Em 2004, integrou os elencos das óperas Rigoletto (Lima) e La Bohème (Quito), além de comemorar seus 50 anos de carreira com um grande concerto em Lima. Neste ano cantou no Teatro Colón: O Conde de Luxemburgo (Vasilovich), Lucia de Lammermoor (Enrico) La Zapatera Prodigiosa (Zapatero); no Chile, Un ballo in Maschera (Renato); no Teatro Avenida, La Bohème (Marcello); em Montevidéu, I Pagliacci (Tonio); e no Peru, Gianni Schichi (Gianni).
Em 2008 esteve no Brasil para interpretar Gianni Schicchi no Theatro São Pedro.
Vídeos no Youtube de Luís Gaeta:
RIGOLETTO.LUIS GAETA. Cortiggiani vil razza. 2007

http://www.youtube.com/watch?v=m7l3JZMiL5M
Bartolini-Gaeta-Gutiérrez.Verdi:Il Trovatore."tacea la notte
http://www.youtube.com/watch?v=UG_QEINkuTk

Ricardo Ballestero nasceu em São Paulo e tem dedicado sua carreira à arte da colaboração pianística. Foi aluno de dois dos mais renomados pianistas-colaboradores da atualidade, Martin Katz e Dalton Baldwin.
Obteve o Bacharelado na Universidade de São Paulo, o Mestrado no Westminster Choir College, em Princeton, EUA, e completou o seu Doutorado em Acompanhamento e Música de Câmara na Universidade de Michigan, EUA, onde teve a oportunidade de acompanhar as aulas de Shirley Verrett, George Shirley, Paul Kantor, Stuart Sankey, e as master-classes de Grace Bumbry e János Starker.
Tem se apresentado nas principais capitais do Brasil, e em Berlim, Florença, Nova York, Houston e Detroit. Como pianista-preparador, atuou em cerca de vinte produções de óperas, na Houston Grand Opera, Festival Amazonas de Ópera, Festival de Inverno de Campos do Jordão, e nos departamentos de ópera das Universidades de Michigan e Colorado. No campo da música de câmara instrumental, Ballestero foi o pianista oficial da Sphinx Strings Competition-2000 em Detroit, e recebeu o prêmio de melhor pianista-acompanhador no Prêmio Eldorado de Música em 1995.
Ricardo Ballestero tem colaborado com alguns dos mais importantes nomes do canto lírico no Brasil, como Fernando Portari, Adélia Issa, Stephen Bronk, Rosana Lamosa, Paulo Szot, Gabriella Pace, Marcos Thadeu e Adriana Clis, entre vários outros.
É professor de Repertório Vocal e de Colaboração Pianística (Acompanhamento) no Departamento de Música da Universidade de São Paulo, e atuou como professor-visitante na Universidade do Colorado-Boulder, EUA, em 2002/03. Ministrou recitais-palestras e cursos no Festival Intercity de Florença (Itália), University Musical Society da Universidade de Michigan, nas Universidades Federais do Paraná, Rio Grande do Sul e de Pelotas, Faculdade Santa Marcelina, Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro, Universidade do Estado de Santa Catarina e na Escola de Música de Brasília. É professor do Departamento de Música da Universidade de São Paulo (USP).



Fonte:

 

http://www.apaacultural.org.br/saopedro/espetaculo_interna.php?id_esp=1378

 

 



 

Serviço:

Theatro São Pedro
Sala Principal - 636 lugares (balcão 1 - 110, balcão 2 - 124, platéia - 396); 06 lugares para deficientes físicos na platéia (sendo 3 p/ acompanhantes)
Foyer - 80 lugares
Sala Dinorá de Carvalho - 76 lugares
Rua Barra Funda, 171 - Barra Funda
São Paulo - SP
Estações do Metrô Próximas: Marechal Deodoro
Ar-condicionado
Acessibilidade para Pessoas com Necessidades Especiais
Ingressos: ENTRADA FRANCA
Indicação Etária: Livre
Informações: (11) 3667 0499 (de quarta a domingo, das 14h até 19h)
Horário da bilheteria: de quarta a domingo, das 14h às 19h ou até o início do espetáculo; para os concertos matinais aos domingo, abertura às 10 horas
Cartões: Visa e Visa Electron
Venda Antecipada: www.ingressorapido.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos